
Esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, a OpenAI lançou um novo recurso no ChatGPT. No fundo, é uma espécie de loja de aplicações, que funciona tanto em dispositivos Android, iOS ou na web.
De acordo com a empresa, “as aplicações ampliam as conversas do ChatGPT, trazendo novos contextos e permitindo que os utilizadores realizem ações como pedir compras online, transformar um esboço numa apresentação de slides ou procurar um apartamento".
Sobre a nova funcionalidade do ChatGPT
Quanto a este novo recurso, o mesmo está dividido em categorias como “Recursos”, “Lifestyle” ou “Produtividade”, por exemplo. Estas categorias permitem uma ligação direta a sites populares, como o Booking.com, o Spotify ou a Dropbox (via Engadget).
A utilização deste recurso é simples, bastando simplesmente escolher uma app e clicar em “Conectar”. Tendo isso feito, podes começar uma conversa relacionada com essa aplicação. Não que antes já não pudesses falar sobre essas apps com o ChatGPT, mas agora podes fazê-lo com um grau superior de especialização.
Conforme explica a OpenAI, no caso específico da DropBox, será possível "colecionar informações, preparar resumos e sintetizar relatórios ou documentos internos". A partir do momento em que conectas a aplicação com a tua conta de ChatGPT, só precisas de colocar o @ com o nome da app, para ativar esta nova funcionalidade.
Em apps de música, a situação é diferente. É possível conectar Apple Music ou Spotify e, com a ajuda do ChatGPT, encontrar aquela música que andas à procura e não sabes o nome ou o artista. Expectavelmente, mais aplicações serão adicionadas com o passar do tempo, tornando a experiência mais personalizada em cada vez mais áreas.
Outro aspeto interessante tem a ver com a abertura que a OpenAI dá a esta loja de aplicações. Supostamente, qualquer criador de apps pode enviar a sua app para revisão e a empresa analisa se poderá fazer sentido ou não a sua inserção.
De um modo mais amplo, o objetivo da OpenAI passa por fazer das aplicações uma espécie de “extensão natural da conversa” com o ChatGPT. Assim, pretende-se que o utilizador tenha mais facilidade em passar da conversa à ação, quando usa a plataforma.