ChatGPT já chegou ao Apple Vision Pro

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Vision Pro é o grande lançamento da Apple para este início de 2024. Os óculos de realidade mista chegaram ao mercado norte-americano na última semana e já começaram a surgir as primeiras aplicações de terceiros. Uma delas é a do ChatGPT.

Com a introdução do ChatGPT na App Store do visionOS os utilizadores poderão ter um contacto com mais imersivo com esta plataforma de inteligência artificial. A referida app vem equipada com o GPT-4 Turbo da OpenAI.

chat has now entered the 3D world.you can find it in the visionOS App Store. pic.twitter.com/TethfMEc9j

— ChatGPT (@ChatGPTapp) 2 de fevereiro de 2024

IA e realidade aumentada convergem com a app para o Vision Pro

Esta app permite aos utilizadores mergulhar numa experiência onde a inteligência artificial e a realidade aumentada convergem. Tens a possibilidade de gerar de texto, imagens e muito mais num espaço virtual.

É a primeira vez que a OpenAI dá um passo em direção à expansão do ChatGPT no campo da realidade aumentada. E podemos dizer que uma plataforma com a popularidade de um produto da Apple é a ideal para o realizar.

Os utilizadores do Vision Pro poderão, através desta aplicação, fazer perguntas, receber respostas e conselhos sobre praticamente qualquer tema. Têm a vantagem adicional de poder gerar imagens dentro da própria app.

ChatGPT em modo mais imersivo

Ao contrário das interações tradicionais com dispositivos móveis, a experiência com o ChatGPT no Vision Pro promete ser mais imersiva. A app foi desenhada para tirar partido do ambiente 3D proporcionado pelo Vision Pro. Assim, os utilizadores podem ver as respostas da IA em texto e interagir com conteúdos gerados num espaço tridimensional.

A tecnologia de ditado, já familiar aos utilizadores de iOS e Android, foi adaptada para o Vision Pro. Esta permite que os utilizadores façam perguntas oralmente e recebam respostas de forma natural e intuitiva.

A capacidade do Vision Pro de integrar imagens do mundo real abre novas possibilidades para aplicações técnicas. Esta interação entre o mundo real e o conteúdo gerado pela IA tem o potencial de transformar significativamente a forma como abordamos problemas e procuramos soluções no nosso dia a dia.

A Apple facilitou o caminho para os desenvolvedores explorarem as capacidades do Vision Pro, com o visionOS, OpticID, áudio espacial e VisionKit. Estas ferramentas permitem que os desenvolvedores criem casos de uso mais imersivos e intuitivos.

Esta combinação da inteligência artificial com a realidade aumentada abre um mundo de possibilidades para o futuro. A app já está disponível gratuitamente no visionOS App Store para quem tem o Apple Vision Pro.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.