A OpenAI disponibilizou a sua popular ferramenta de geração de imagens baseada no GPT-4 para todos os utilizadores, incluindo os da versão gratuita. A funcionalidade tem atraído atenção nas redes sociais ao criar retratos no icónico estilo do Studio Ghibli, mas há uma limitação: os utilizadores gratuitos só podem gerar um número reduzido de imagens por dia.
A ferramenta que "derreteu" GPUs

Desde que foi revelada, a ferramenta viral de geração de imagens do ChatGPT tem causado um grande impacto online. Inicialmente, apenas os assinantes do ChatGPT Plus tinham acesso, mas agora qualquer utilizador pode experimentar a funcionalidade – com restrições.
Recentemente, o CEO da OpenAI, Sam Altman, utilizou o X (anteriormente conhecido como Twitter) para explicar que a nova ferramenta estava a demorar para entregar as imagens devido à grande procura, tão alta que estava "a derreter" as GPUs da empresa. Apesar disso, a OpenAI decidiu expandir o acesso, permitindo que todos os utilizadores testem o gerador de imagens.
Para conseguir as suas próprias imagens no estilo do Studio Ghibli, é simples: basta anexar a foto que deseja recriar e fazer uma solicitação como “Por favor, recrie esta imagem no estilo Studio Ghibli”.
Quais são os limites?

Ainda não está claro quantas imagens os utilizadores gratuitos podem gerar por dia. Altman havia mencionado anteriormente um limite de 3 imagens diárias, mas, em testes realizados, foi possível gerar apenas uma imagem antes do bloqueio.
Depois da primeira tentativa que fizemos para criar a imagem acima, surgiu a seguinte mensagem:
"Precisas do GPT-4o para continuar este chat porque há um anexo. O teu limite é reiniciado após 15h14."
Ou seja, após gerar uma imagem, o utilizador tem de esperar que o limite seja atualizado para criar outra. Quem quiser evitar essa espera, terá de aderir ao ChatGPT Plus, que oferece mais gerações diárias.
Vê a oferta de hoje!