ChatGPT adiciona widget de ecrã inicial para Android

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Está ainda mais fácil para os utilizadores de Android interagirem com o ChatGPT. O chatbot de Inteligência Artificial (IA) da OpenAI lançou um conveniente widget para o ecrã inicial de smartphones Android.

Disponível na versão 1.2024.052 da aplicação do ChatGPT, o widget pode ficar no ecrã inicial, permitindo que o utilizador faça perguntas sem necessidade de procurar a aplicação no seu telemóvel.

Atalhos do widget do ChatGPT facilitam interação

ChatGPT widget
Imagem: Abijita Foundation

Os widgets são elementos de interação, pequenos "quadros" com opções que permitem ao utilizador utilizar determinada aplicação sem precisar de facto abri-la. São frequentemente usados para otimizar o acesso a apps utilizadas com frequência.

Conforme é possível verificar na imagem acima, o widget tem o formato de um pequeno cartão. Abaixo da caixa de mensagens para enviar perguntas, há 4 atalhos:

  • Consulta de texto: para que escrevas a tua pergunta ou solicitação diretamente no widget
  • Consulta de imagem: para que envies uma imagem ao ChatGPT para análise ou obtenção de informações
  • Consulta por voz: para que interajas com o chatbot através de comandos de voz
  • Modo de conversação: para que inicies a interface completa do ChatGPT para conversas mais longas

Além de facilitar a interação, o novo widget deverá aumentar a visibilidade do ChatGPT e incentivar a sua utilização. Para utilizares o novo widget, é importante certificares-te de que a tua aplicação Android do ChatGPT já está na versão mais recente (1.2024.052).

Esta versão pode ainda não estar disponível para todos os utilizadores, mas não deverá demorar a chegar. Com a aplicação atualizada, basta seguires o procedimento padrão do teu telemóvel para adicionar widgets ao ecrã principal.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.