'Chat': Google prepara um novo serviço de SMS para Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Não é segredo que nos dias de hoje comunicar com outra pessoa é simples. Escolher a App com que o fazer é que já não. Embora seja apenas enviar uma mensagem, a enorme quantidade de serviços disponíveis torna o assunto complicado. A Google tenciona resolver de uma ver por todas o serviço de SMS's nos smartphones Android com o novo serviço "Chat".

Pessoalmente, tenho de admitir que sou uma dessas pessoas com alguns problemas no que toca a aplicações de mensagens. WhatsApp, Facebook Messenger, iMessage e Slack. Estes são os serviços que tenho instalado no meu smartphone e uso regularmente.

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 adiado para o 3º trimestre para trazer o ‘Face ID’ da Apple

Há pessoas que me mandam mensagem por WhatsApp, outras que preferem o Messenger. Os contactos que tem um iPhone no bolso contactam-me por iMessage, já o Slack, é perfeito para o trabalho.

Não devo ser o único nesta situação. Certamente também tens mais do que um serviço de mensagens no teu Android ou iPhone. Infelizmente é assim que as coisas funcionam. A Google já tentou resolver o problema no passado, porém, as evoluções tecnológicas acabaram por despedaçar o serviço de SMS.

Google Chat chegará em breve e tenciona unificar as SMS no Android

O novo projeto "Chat" chegará em breve e tenciona resolver estes problemas. Um serviço de normais "SMS" que funciona via RSC (Rich Communication Services). Ou seja, suportará imagens de alta qualidade e vídeo sem para isso te cobrar extra. Quando mandas uma fotografia numa "SMS" normal a mensagem transforma-se em "MMS" e pode, possivelmente, cobrar valores pelo envio.

Com o "Chat" as coisas são diferentes. A aplicação funcionará como um WhatsApp ou Facebook Messenger.

Infelizmente os RCS não são tão seguros quando um iMessage ou aplicações que encriptam as mensagens. Isto porque para enviar uma mensagem do ponto "A" ao ponto "B" a mensagem terá de passar pelos servidores a empresa de telecomunicações, tal como acontece com as normais SMS.

De referir que para o serviço funcionar perfeitamente as operadoras de telecomunicação terão de utilizar o serviço RCS. Ainda não temos informações se a NOS, MEO ou Vodafone tencionam entrar no futuro, contudo, já entramos em contacto com as operadoras face à situação.

Este novo serviço da Google promete resolver o problema da fragmentação do serviço de mensagens. Melhor ainda, promete ser o próximo iMessage para os utilizadores Android. Tenho a certeza que ouviremos mais do assunto na Google I/O em maio.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6. A melhor representação do próximo smartphone Android

Samsung Galaxy S10 vai trazer o leitor de impressões digitais sob o ecrã?

Apple: Junção entre macOS e iOS não acontecerá tão cedo

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.