Burla número desconhecido chamada internacional
DECO admite que se possa tratar de burla com chamadas internacionais de número desconhecido
crédito: depositphotos.com

O fenómeno tem se registado já há cerca de duas semanas com os clientes de várias operadoras nacionais a receber chamadas internacionais de número desconhecido. Se recebeste alguma chamada deste tipo no teu telemóvel ou smartphone não atendas! A DECO e a própria Polícia Judiciária admitem que se trate de um novo caso de burla aos consumidores.

Vê ainda: Wareztuga – Wareztuga.co era apenas um embuste e já encerrou!

O método de ataque é simples. Receberás no teu smartphone ou telemóvel uma ou duas chamadas internacionais de número desconhecido. Um simples toque por vezes, simplesmente para te alertar e com o intuito de te levar a responder à chamada.

   

Como opera esta nova burla com chamadas internacionais?

Normalmente são dois toques ficando depois à espera que o consumidor ligue de volta. Se o fizer, ser-te-á cobrado o valor de uma chamada internacional. Algo que dependendo do destino poderá variar entre os 5 a 6 cêntimos por minuto.

Os destinos mais populares são a Tunísia, o Mónaco e a Polónia e já terão afetado centenas de clientes das mais diversas operadoras nacionais. Especialmente numa época em que muitos portugueses se ausentam do país pelos mais diversos motivos e que tantos outros regressam ao país natal. Época propícia ao estabelecimento de chamadas internacionais.

Em suma, se receberes uma chamada internacional de um número desconhecido não devolvas a chamada. Provavelmente será uma burla.

Número desconhecido internacional? Não atendas!

A situação tem sido reportada aos centros de apoio da Vodafone, Meo e da NOS sendo a solução sempre a mesma. Não devolver as chamadas.

“Temos recebido contactos de clientes a relatarem esta situação. O que temos feito é alertar os clientes para o risco de devolverem chamadas internacionais para números que desconhecem”, segundo as explicações de fonte oficial da Vodafone ao Dinheiro Vivo.

Ingride Pereira, da Deco, afirma que ainda não chegaram queixas dos consumidores, mas admite que se possa tratar de mais um caso de burla. “Pode constituir uma situação de burla em que a pessoa fica lesada no valor das chamadas”, afirma a jurista do gabinete de apoio do consumidor da Deco. Embora, ainda não seja claro qual o ganho associado a este contacto. “É uma chamada de um número internacional normal, à partida não haverá um ganho associado”.

Para mais informações sobre a atualidade tecnológica segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Outros temas relevantes:

MIUI 9 – Descarrega aqui os novos Wallpapers para o teu SmartphoneTCL 

Facebook TV será o próximo passo da gigante rede social

Motorola Moto Z Play recebe nova atualização para Android Nougat no Brasil

ViaJN
FonteDinheiro Vivo
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).