Cuidado - Burla com chamadas internacionais de número desconhecido!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O fenómeno tem se registado já há cerca de duas semanas com os clientes de várias operadoras nacionais a receber chamadas internacionais de número desconhecido. Se recebeste alguma chamada deste tipo no teu telemóvel ou smartphone não atendas! A Wareztuga – Wareztuga.co era apenas um embuste e já encerrou!

O método de ataque é simples. Receberás no teu smartphone ou telemóvel uma ou duas chamadas internacionais de número desconhecido. Um simples toque por vezes, simplesmente para te alertar e com o intuito de te levar a responder à chamada.

Como opera esta nova burla com chamadas internacionais?

Normalmente são dois toques ficando depois à espera que o consumidor ligue de volta. Se o fizer, ser-te-á cobrado o valor de uma chamada internacional. Algo que dependendo do destino poderá variar entre os 5 a 6 cêntimos por minuto.

Os destinos mais populares são a Tunísia, o Mónaco e a Polónia e já terão afetado centenas de clientes das mais diversas operadoras nacionais. Especialmente numa época em que muitos portugueses se ausentam do país pelos mais diversos motivos e que tantos outros regressam ao país natal. Época propícia ao estabelecimento de chamadas internacionais.

Em suma, se receberes uma chamada internacional de um número desconhecido não devolvas a chamada. Provavelmente será uma burla.

Número desconhecido internacional? Não atendas!

A situação tem sido reportada aos centros de apoio da Dinheiro Vivo.

Ingride Pereira, da Deco, afirma que ainda não chegaram queixas dos consumidores, mas admite que se possa tratar de mais um caso de burla. "Pode constituir uma situação de burla em que a pessoa fica lesada no valor das chamadas", afirma a jurista do gabinete de apoio do consumidor da Deco. Embora, ainda não seja claro qual o ganho associado a este contacto. "É uma chamada de um número internacional normal, à partida não haverá um ganho associado".

Para mais informações sobre a atualidade tecnológica segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Outros temas relevantes:

MIUI 9 – Descarrega aqui os novos Wallpapers para o teu SmartphoneTCL

Facebook TV será o próximo passo da gigante rede social

Motorola Moto Z Play recebe nova atualização para Android Nougat no Brasil

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.