As marcas chinesas sempre usaram as redes sociais para promover os seus produtos. Mas agora estão a ir mais longe com os CEOs de várias marcas já a serem considerados influencers com uma popularidade significativa.
Esta estratégia está a provar ser uma boa fórmula para ganhar dinheiro e vantagem num mercado cada vez mais competitivo.
Lei Jun, CEO da Xiaomi, com uma melancia conseguiu alcançar milhões de pessoas
Lei Jun, CEO da Xiaomi, sempre fui muito ativo nas redes sociais, utilizando estas plataformas para promover os produtos da marca. Mas desde que a Xiaomi entrou no ramo automóvel, o responsável máximo da empresa tem usado e abusado desta estratégia.
Recentemente, publicou um vídeo curto depois divulgado também pelo site Carnewschina, no qual atirava uma melancia de uma altura impressionante para mostrar a resistência das baterias dos seus veículos elétricos. Conseguiu que o vídeo fosse publicado nos feeds de 70 milhões dos seus seguidores.
Melhor: este pequeno vídeo conseguiu convencer alguns condutores a comprarem um modelo EV da Xiaomi. Um consumidor chinês admitiu mesmo ao site Sixth Tone que “Lei Jun foi responsável por 50% da sua decisão de comprar um EV Xiaomi”.
Cada vez mais CEOs chineses estão a usar as redes sociais para promoção
De acordo com o especialista chinês em redes sociais Xu Zhihao, esta fórmula de CEO influencer “reflete uma era em que o tráfego é rei”. Mais: “o público anseia por uma imagem mais identificável e realista dos empreendedores”.
Por estas razões, são cada vez mais os CEOs chineses que recorrem às redes sociais para promoverem as suas marcas, mostrando a sua rotina diária e o quão acessíveis são.
Recentemente, Richard Yu, executivo da Huawei, transmitiu em direto a sua viagem para casa num veículo elétrico da Huawei.
Também Zhou Yunjie, CEO da Haier, conhecida por ser discreto e reservado, aderiu a esta tendência, abrindo contas em várias redes sociais.