
Recentemente, o CEO da Xiaomi mostrou “fair-play” ao pronunciar-se sobre o Full Self-Driving (FSD) da Tesla. Através da rede social Weibo, Lei Jun teceu rasgados elogios ao sistema de condução autónoma da marca de Elon Musk.
Tanto assim é que, segundo o próprio, a Xiaomi “ainda tem muito a aprender” com a Tesla nesta área. Recorde-se que a Xiaomi iniciou-se recentemente no setor automóvel, com o lançamento do SU7, em março de 2024.
O post que levou aos elogios do CEO da Xiaomi
O comentário feito por Lei Jun não surgiu de forma aleatória. O líder da marca chinesa reagia a uma publicação feita pelo vice-presidente da Tesla, Tao Lin, onde este falava sobre a 1ª entrega autónoma de um carro ao cliente. Neste caso, de um Model Y.
O executivo da montadora norte-americana escreveu: "pela primeira vez, o carro foi entregue ao proprietário sozinho. Sem motorista, sem controlo remoto, atingindo até 115 km/h antes de chegar em segurança à porta do cliente" (via Car News China).
Foi nessa sequência que Lei Jun referiu que “a Tesla é realmente incrível”, acrescentando ainda que a marca de Musk “liderou as tendências do setor em muitas áreas, especialmente no FSD”.
Novamente sobre o Tesla Model Y que fez a primeira auto-entrega da história da marca, este percorreu um caminho de cerca de 24 quilómetros, em Austin, nos Estados Unidos.
Elogiar rivais: uma política comum no setor automóvel chinês
Ainda que, para muitos, o gesto de Lei Jun possa parecer fora do habitual, a verdade é que no mercado chinês não é tão incomum quanto isso. Afinal de contas, são vários os casos de líderes de marcas que parabenizam ou apoiam os seus rivais.
Como o 4gnews noticiou nas últimas horas, o CEO da Xpeng comprou recentemente um Xiaomi YU7. Nas suas redes sociais, He Xiaopeng destacou alguns elementos deste automóvel, como o refrigerador inteligente ou até os 25 altifalantes.
Perante esta mostra de desportivismo, Lei Jun aproveitou para desejar “boa sorte” à Xpeng, que acabara de lançar o seu modelo G7. O próprio CEO da Xiaomi também chegou a adquirir um Li L6 da Li Auto, em 2024. William Li, da Nio, por exemplo, também chegou a testar uma bateria de estado semissólido da Xpeng.
Ainda que seja um padrão recorrente, é sempre de valorizar este tipo de competição entre marcas que lutam pelos mesmos objetivos.