Ted Sarandos, CEO da Netflix, acredita que a tecnologia IA generativa não vai substituir os atores e os argumentistas. No entanto, o alto responsável da plataforma de streaming adverte que o perigo para os postos de trabalho pode chegar de outra forma.
Diz Sarandos: “A IA não vai tirar empregos. As pessoas que usam bem a IA é que podem ganhar esses mesmos empregos”.
Ted Sarandos recorda outras mudanças no mundo do entretenimento
As declarações do alto responsável da Netflix foram feitas numa entrevista exclusiva ao The New York Times, durante a qual Ted Sarandos recordou outras mudanças no mundo do entretenimento.
“Lembram-se da luta contra o vídeo doméstico? Todos os avanços na tecnologia do entretenimento foram combatidos e, em última análise, resultaram no crescimento do negócio”, afirmou Ted Sarandos.
O responsável adiantou também que a adaptação a esta nova era da Inteligência Artificial é semelhante à fase de transição entre aluguer de DVD e a chegada das plataformas de streaming.
Sarandos acredita que a “IA é um avanço natural do que está a acontecer no espaço criativo. Argumentistas, realizadores e editores vão usar a IA como uma ferramenta para executar melhor o seu trabalho e fazer as coisas de forma mais eficaz e eficiente”.
E é neste sentido que o CEO da Netflix acredita que profissionais que saibam usar bem a tecnologia de Inteligência Artificial possam entrar para o mercado de trabalho neste segmento.
Recorde-se que a greve de atores e argumentistas de Hollywood que decorreu durante vários meses em 2023 se ficou a dever exatamente ao receio de que a tecnologia IA fosse uma ameaça aos meios de subsistência destes profissionais, assim como as imagens dos atores pudessem ser utilizadas sem as devidas autorizações e compensações.
Vídeo de música totalmente criado pelo Sora da OpenAI
Entretanto, a tecnologia de IA continua o seu caminho e em fevereiro deste ano, a OpenAI apresentou a sua plataforma Sora. Esta ferramenta, direcionada para o vídeo, consegue gerar cenas complexas com várias personagens, movimento e até detalhes do assunto e do fundo.
No início deste mês, o artista norte-americano conhecido como Washed Out divulgou um vídeo musical com a duração de quatro minutos que foi totalmente desenvolvido com a plataforma Sora.
Deixamos-te em baixo o vídeo, no qual nenhum dos atores é real. Todas as cenas e personagens foram criados inteiramente pela plataforma Sora.