CEO da Google fala sobre o seu receio da Inteligência Artificial

Filipe Alves
Comentar

O CEO da Google, Sundar Pichai, já referiu muitas vezes que a Inteligência Artificial é o próximo passo para a tecnologia e para os Seres Humanos. Contudo, também apontou que esta nova fase precisa de ser controlada de forma a que beneficie a nossa coexistência com as máquinas.

Numa entrevista ao Financial Times, Sundar Pichai apelou a que os governos de todo o mundo se unam para criar guias no desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA). Regulamentos estes que obriguem a que as empresas a seguir. De forma a não criar uma Inteligência Artificial "mais agressiva" do que o inicialmente esperado.

"Não há questões, a Inteligência Artificial precisa de ser regulada" - Sundar Pichai, CEO da Google

Google CEO Sundar Pichai
Google CEO Sundar Pichai

Na entrevista, o CEO da Google apontou que os avanços desta tecnologia são mais do que prometedores. São garantidos. É uma questão de tempo até que a IA se torne algo comum no nosso quotidiano. Por isso mesmo, solicitou mais regulamentos para a evolução da tecnologia.

"Agora, não há dúvida de que a inteligência artificial precisa ser regulada. É importante demais para não. A única questão é como abordá-lo".

Sunda Pichai apontou ainda o exemplo da Internet. Ainda que a Internet seja uma dádiva para o mundo e para todos os habitantes do planeta, nos últimos anos está também a ser utilizada para a propagação de informações falsas.

"Boas estruturas regulatórias considerarão segurança, explicabilidade, imparcialidade e responsabilidade para garantir o desenvolvimento das ferramentas certas da maneira certa. A regulamentação sensata também deve adotar uma abordagem proporcional, equilibrando possíveis danos, especialmente em áreas de alto risco, com oportunidades sociais." Concluiu o CEO da Google.

"IA tem tudo para melhorar a vida de biliões de pessoas"

Para terminar, o CEO da Google referiu que acredita que a Inteligência Artificial tem tudo para melhorar o quotidiano de biliões de pessoas. "A IA tem potencial para melhorar biliões de vidas, o maior risco pode estar em deixar de o fazer. Ao garantir que esta tecnologia seja desenvolvida com responsabilidade e de uma maneira que beneficie a todos, podemos inspirar que as gerações futuras acreditem no poder da tecnologia tanto quanto eu."

Ainda nada sabemos sobre a possibilidade de regulamentação de Inteligência Artificial mas está na hora de começar a pensar mais a fundo na situação. Elon Musk, CEO da Tesla, já pediu o mesmo aos governos mundiais mas com uma visão mais negativa do que Sundar Pichai. Esperemos apenas que um dia a humanidade não seja dominada por máquinas.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.