O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, está a perder a paciência com Portugal. Ele já não consegue esconder a sua frustração com o nível de burocracia em Portugal, e não só, e ameaça parar de investir por cá se as coisas não mudarem.
Estas críticas foram feitas através de uma publicação na rede social X. O executivo considera que Portugal tem piorado significativamente nos últimos anos. Um aviso que os nossos responsáveis políticos deveriam levar bastante a sério.
Burocracia, imigração e problemas no aeroporto são algumas das críticas feitas por Matthew Prince
Este grito de revolta do CEO da Cloudflare é motivados por três pelares que ele considera serem os piores em Portugal: burocracia, gestão da imigração e a sobrelotação do aeroporto de Lisboa. E ele nota que desde que a empresa começou a investir cá, essas coisas só têm piorado.
A Cloudflare fez o seu primeiro investimento em Portugal há cerca de seis anos. Durante este período, Matthew Prince assistiu a uma degradação contínua destes aspetos em território nacional e a uma abundância de promessas por cumprir.
Perante este cenário, Prince deixa um alerta a todas as empresa multinacionais que equacionam investir em Portugal. O executivo afirma que "são loucos se o fizerem sem garantias do Governo".
Nos comentários feitos a esta publicação, Prince elabora um pouco mais a sua opinião sobre o estado do nosso país. Ele considera que a situação vivida no aeroporto de Lisboa é caótica, que a burocracia é sufocante e levanta ainda preocupações com licenciamentos e imigração.
CEO da Cloudflare fala ainda em muitas promessas e pouca ação
O descontentamento com as coias em Portugal têm-se arrastado ao longo dos últimos anos. Ele revela que está "... farto que me digam que as coisas vão melhorar se investirmos mais apenas para continuarem com tendência a piorar".
Sem revelar aquilo que lhe foi prometido pelos sucessivos governos, o executivo não esconde a sua frustração. Revela, no entanto, que lhe foi prometida muita coisa se contratassem mais funcionários - algo que fizeram -, mas que nenhuma dessas promessas foi cumprida.
Queixas sobre Portugal não são novas
Esta não é a primeira vez que o CEO da Cloudflare expressa o seu descontentamento com o nosso país. Já em 2020, Matthew Prince fez queixa da burocracia existente por cá e do nosso sistema de imigração.
Aliás, ele enviou uma nota ao então primeiro-ministro António Costa dizendo que este lhe fez várias promessas no que às leis concerne, mas que posteriormente os burocratas recusavam-se a cumprir. Já em 2024, ele revelou ter conhecimento de pessoas que desejavam vir trabalhar para Portugal, mas que não conseguiam visto.
Esta é uma radiografia do estado do nosso país em setores importantíssimos para a cativação de investimento estrangeiro. Será desta que os nossos responsáveis farão alguma coisa para mudar este sistema complexo e desmotivador?