Hoje, está a decorrer o evento Tech Day da fabricante de baterias de EVs, CATL. E a empresa acaba de revelar três novas tecnologias inovadoras que prometem revolucionar o mercado de veículos elétricos. O futuro começa agora e traz uma autonomia incrível e um carregamento ultrarrápido.
Bateria com núcleo dual-core com autonomia para mais de 1.500 km

A CATL vem responder às principais preocupações dos condutores com as revelações de hoje que trazem mais autonomia e carregamento ultrarrápido aos veículos elétricos.
Comecemos pelas novidades no alcance. O destaque vai diretamente para a bateria Freevoy Dual Power que assenta numa arquitetura dual-core. Esta bateria proporciona uma autonomia incrível superior a 1.500 quilómetros com apenas uma única carga.
Este design de núcleo duplo divide a bateria em duas zonas, como explica o site Carnewschina, implementando sistemas estruturais de alta e baixa tensão. O resultado é que há mais proteção contra a fuga térmica e uma melhor gestão térmica para garantir segurança.
Segundo a própria CATL “combinar duas tecnologias distintas de baterias numa única célula, permite otimizar o desempenho de alta potência assim como a capacidade de alcance (autonomia)”.
Novo carregamento ultrarrápido
Mas o dia de hoje fica também marcado pela apresentação da nova bateria Shenxing da CATL. De acordo com as informações divulgadas, esta célula fornece 800 quilómetros de autonomia e fornece uma taxa de pico de carregamento próxima a 12ºC, com potência máxima de carregamento superior a 1,3 megawatts.
Na prática para o condutor, isto traduz-se em tempos de carregamento mais rápidos. Diz a CATL que há um ganho de 2,5 km de autonomia para cada segundo de carregamento. Contas feitas, esta bateria vai permitir acrescentar mais de 520 quilómetros de autonomia em apenas 5 minutos.
Para já, não existe ainda informação sobre o momento em que estas baterias vão começar a ser incluídas nos veículos elétricos.