Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Cartão Navegante digital está a caminho: já arrancaram os testes em Lisboa

O Cartão Navegante vai deixar de ser só físico: a versão digital já está em testes em Lisboa e vai permitir usar o telemóvel como passe nos transportes públicos.

Navegante no telemóvel Lisboa
Imagem: edição de imagens de divulgação / TML

O passe Navegante vai deixar de estar apenas no cartão físico: a aplicação Navegante Mobile já entrou em fase de testes e vai permitir aos passageiros usarem o telemóvel como título de transporte na Área Metropolitana de Lisboa.

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) confirma que a solução digital poderá ter uma “adesão massiva” quando for lançada de forma alargada ao público.

Do cartão físico ao Navegante Mobile

Atualmente, quem utiliza os transportes públicos em Lisboa precisa de um cartão físico para carregar os passes mensais. Entre as opções mais comuns estão o Navegante Municipal, que custa 30 euros e é válido para um só concelho; e o Navegante Metropolitano, com preço de 40 euros e acesso a todos os 18 concelhos da região.

Com o Navegante Mobile, esses títulos passam a estar disponíveis diretamente no telemóvel, dispensando o cartão físico e simplificando o acesso à rede de transportes. A aplicação vai funcionar em dispositivos iOS e Android e será válida em toda a Grande Lisboa.

Testes para garantir adesão massiva

Num comunicado à imprensa, a TML explicou que este período de testes é essencial para avaliar a robustez do sistema e preparar o lançamento oficial. O objetivo é antecipar a elevada procura que se espera com a entrada do cartão digital.

“Vai colocar uma elevada exigência sobre o sistema […] ao envolver os utilizadores nesta fase de desenvolvimento, a TML pretende compreender melhor as suas necessidades e preparar o terreno para uma adoção mais simples e eficaz deste produto Navegante”, refere a entidade, sublinhando a importância de recolher feedback direto dos utilizadores nesta fase.

Nesta fase inicial, apenas alguns utilizadores terão acesso ao programa de testes. Os convites estão a ser enviados para beta testers já registados, que participaram em testes anteriores da aplicação Navegante, e para utilizadores envolvidos em iniciativas da Carris Metropolitana.

No entanto, a TML admite que está “a avaliar a possibilidade de abrir a novas inscrições para voluntários interessados em contribuir nesta fase”. Ou seja, há margem para que mais passageiros possam experimentar a aplicação antes da disponibilização oficial.

Passo decisivo na digitalização da mobilidade

Para Rui Lopo, administrador da TML, “este é um passo decisivo na digitalização da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”.

“Queremos garantir que o lançamento do Navegante Mobile acontece de forma robusta e segura, e nada melhor do que envolvermos desde já os utilizadores nesta etapa de testes”, sublinhou o gestor.

A promessa de um Navegante no telemóvel já tinha sido adiantada em novembro de 2024, quando foi revelado que a Carris Metropolitana iria permitir o uso do passe digital em 2025. Agora, com a aplicação já em fase de testes, a transição para uma mobilidade mais prática e tecnológica na capital está cada vez mais próxima.

Vê também:

As melhores apps para consultar horários de transportes públicos em Portugal e não só

Promoção do dia!

JBL Wave Flex 2
70,97 €Amazon
81,31 €-13%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.
Anúncio de Fundo