Foi a 11 de junho que o novo cartão do cidadão contactless começou a ser emitido. Desde essa data, 261 mil portugueses já o têm na carteira, mas surpreendentemente o antigo BI amarelo ainda resiste na carteira de mais de meio milhão de portugueses.
Forte adesão dos cidadãos residentes em Portugal
Em declarações ao Jornal de Notícias, o Instituto dos Registos e do Notariado revelou os números registados até ao momento do cartão do cidadão contactless que está a ter uma forte adesão por parte dos portugueses residentes no país.
Mais especificamente, em junho foram emitidos 63.896 cartões, em julho registou-se o maior número de emissões, 127.420 documentos e até 20 de agosto 70.467 cartões.
De acordo com o aquele instituto, do total de 261.783, 45.171 cartões foram pedidos por cidadãos portugueses a residir no estrangeiro. A maioria, 216.612 cartões, ficou nas mãos de portugueses a residir no país.
Recorde-se que a nova tecnologia contactless vai permitir que o cartão do cidadão seja utilizado como bilhete de entrada em espetáculos e transportes públicos.
Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ainda tem BI amarelo
Mas a realidade é que o antigo BI amarelo continua a resistir e em números impressionantes. São 727.837 portugueses, ou seja, mais de meio milhão, que ainda têm este documento de identificação e entre estes está o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Esta situação acontece porque este tipo de documento era emitido a titulares com mais de 55 anos de idade como identificação vitalícia. De acordo com a legislação, não é obrigatória a substituição deste documento por um cartão do cidadão.
Ainda que este tipo de documento tenha deixado de ser emitido em 2018, mantém-se válido até para viajar dentro da União Europeia e do Espaço Schengen.