Novo rótulo de eficiência energética nos veículos elétricos
Depois de sabermos que vão voltar os incentivos à compra de veículos elétricos em Portugal, sabemos agora que estes carros vão também passar a ter um rótulo de eficiência energética.
A novidade chega através da Diretiva de Rotulagem de Veículos de 1999 da Comissão Europeia. Para os condutores, isto significa que os veículos elétricos passam a ter um rótulo com informação sobre a eficiência energética detalhada, à semelhança do que acontece, por exemplo, com os eletrodomésticos como os frigoríficos.
No novo rótulo vão ser descritos, em pormenor, dados sobre as emissões de dióxido de carbono, consumo de energia e autonomia fornecida. De acordo com as informações divulgadas, os rótulos vão estar disponíveis nos concessionários de carros, assim como online.
Acrescente-se ainda que o modelo usado nestes rótulos será o que já é utilizado nas conhecidas etiquetas energéticas, atualmente disponíveis na União Europeia Mais: o novo rótulo vai ser disponibilizado para veículos particulares e comerciais, assim como em modelos novos e usados.
Rótulo de eficiência energética serve dois objetivos distintos
Com o novo rótulo de eficiência energética, a União Europeia pretende cumprir dois objetivos distintos. Em primeiro lugar, quer que os condutores façam compras mais conscientes, no que respeita a veículos elétricos.
Em segundo lugar, esta é também uma forma de incentivar os fabricantes de veículos elétricos a cumprirem com as metas de emissões de dióxido de carbono já definidas pela Comissão Europeia.
Para já, esta é ainda uma proposta que será apresentada tanto ao Parlamento Europeu como ao Conselho Europeu, durante o próximo ano. Nesse sentido, é possível que haja ainda ajustes nas diretrizes agora divulgadas.
