O mercado de veículos elétricos em Portugal viveu um ano de ouro em 2023. Com taxas de crescimento surpreendentes, a adesão a veículos elétricos acelerou em todas as categorias. Observamos aumentos de 101,9%, 140,9% e 523,4%. Estas referem-se a ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados, respetivamente.
Automóveis ligeiros de passageiros lideram nas vendas
No segmento de ligeiros de passageiros, dezembro de 2023 fechou com 8 640 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos matriculados. É um aumento de 52,7% comparado com o mesmo período de 2022. No total de 2023, registou-se um impressionante aumento de 101,9% em comparação com 2022. Foram 36 390 unidades matriculadas.
Ligeiros de mercadorias e pesados elétricos também crescem em Portugal
Apesar de uma ligeira queda em dezembro, o mercado de elétricos, plug-in e híbridos elétricos de ligeiros de mercadorias mostrou um crescimento anual robusto de 140,9%. Já os veículos pesados elétricos tiveram um aumento espantoso de 523,4% em 2023. Tiveram um total de 399 veículos matriculados, o que destaca a crescente popularidade destes veículos em setores mais exigentes.
Estes números partilhados pelo Associação Automóvel de Portugal refletem uma recuperação económica, mas também uma mudança clara na mentalidade dos consumidores e empresas portuguesas. Estes agora optam cada vez mais por soluções de mobilidade sustentáveis.
Com a crescente preocupação ambiental e os avanços tecnológicos, Portugal posiciona-se positivamente na revolução elétrica no setor automóvel. O crescimento de 2023 não foi apenas nos carros elétricos. No geral, o mercado cresceu como um todo, como podes confirmar neste relatório também da Associação Automóvel de Portugal.
Editores 4gnews recomendam: