
Uma central elétrica sobre rodas
A MyWheels, uma empresa holandesa de partilha de carros, adquiriu 500 veículos elétricos da Renault. Mas estes não são carros comuns.
Estes modelos vêm equipados com tecnologia V2G (Vehicle-to-Grid), ou seja, são capazes de devolver energia à rede elétrica quando necessário.
Estes carros não só consomem eletricidade, como também ajudam a aliviar a rede em picos de consumo ou falhas, como nos apagões recentes em Portugal, Espanha e Cannes.
Tecnologia V2G: do conceito à realidade
Embora a tecnologia V2G já exista há algum tempo, está agora a tornar-se mais comum com a popularização dos veículos elétricos. Um bom exemplo é o BYD Dolphin Surf, que tivemos oportunidade de testar recentemente.
Durante a apresentação em Portugal, o pequeno elétrico mostrou a tecnologia V2G para alimentar, de forma prática e divertida, uma banca de gelados.
MyWheels lidera a frota V2G na Europa
Com esta aquisição, a My Wheels passa a ter a maior frota V2G da Europa. E há mais : a empresa confirmou à Reuters que, sempre que os carros não estiverem a ser usados, estarão ligados à rede e a gerar rendimento ao fornecer energia de volta.
Uma estratégia inteligente que mostra como os veículos elétricos podem ser parte ativa do ecossistema energético.

Uma tendência em expansão
Outros países estão a seguir o exemplo. Espanha e França já começaram a investir em modelos com tecnologia V2G, como o Nissan Leaf e o Ariya, demonstrando que esta abordagem está a ganhar tração na Europa.
O carro como aliado da energia
O cenário que se desenha é interessante: um mundo onde o seu carro não só o leva onde precisa, mas também o ajuda a poupar na conta da luz.
Se antes o carro era apenas um meio de transporte, agora parece estar a tornar-se numa peça-chave na revolução energética.