Carros elétricos serão obrigados a fazer barulho na Europa!

Filipe Alves
3 comentários

A União Europeia não gosta que os carros elétricos sejam silenciosos. Assim sendo, foi decretada uma nova lei que obriga a que todos os carros elétricos vendidos na Europa façam barulho.

Os carros elétricos em circulação neste momento tem até 2021 para atualizar o seu sistema com som, já os fabricados a partir do dia 1 de julho terão de vir com esse sistema integrado.

Renault Zoe

A razão desta nova lei

Tudo isto é a pensar no pedestre. Os carros elétricos são silenciosos e os humanos são, por si só, distraídos. Com o silêncio dos carros movidos a eletricidade e com a popularidade a aumentar, a Unisão Europeia decidiu obrigar a todos os carros com esta nova tecnologia a fazer barulho quando viajam acima de 20KM/h.

Quão alto é que os carros elétricos serão?

De acordo com a nova lei, os carros elétricos terão de ter um barulho audível de, pelo menos, 56 decibéis. Ainda assim, um pouco mais baixo que o normal carro que ronda os 75 decibéis.

De forma a teres uma ideia mais clara do som que os carros elétricos terão de fazer, dá uma vista de olhos no vídeo abaixo que te dá exemplos de diferenciais de decibéis.

O que terás de fazer se tens um carro elétrico?

Teoricamente não precisarás de fazer nada. Nem acredito que esta nova obrigação te vá custar dinheiro. Contudo, os fabricantes de automóveis elétricos terão de atuar. Os carros que serão lançados depois do dia 1 de julho já não terão problemas, porém, os que já foram lançados terão de atualizar o software. Esperemos apenas que o carro conte com hardware para tal.

Editores 4gnews recomendam:

3 comentários
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.