Os carros elétricos possuem cada vez mais aceitação no nosso país e as principais marcas que por cá produzem estão atentos. A maior prova disso é que o grupo Stellantis reforçou a aposta em Portugal com o início da produção de veículos elétricos na fábrica de Mangualde.
O momento foi assinalado por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, Centro de Produção de Mangualde. Esta tornou-se a “primeira fábrica em Portugal a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria, com a saída dos primeiros modelos totalmente elétricos das suas linhas de montagem”.
O grupo Stellantis abarca várias marcas e a fábrica portuguesa de Mangualde vai produzir oito modelos 100% elétricos. Teremos versões de passageiros e comerciais ligeiros dos modelos Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Peugeot E-Partner e E-Rifter, Fiat e-Doblò e Opel Combo-e para os mercados doméstico e de exportação.
“Dentro em breve estará nas estradas uma nova gama de oito veículos elétricos ‘made in’ Portugal. Esta é a nossa visão para o futuro da indústria automóvel e revelamos hoje, aqui, mais uma prova de que é possível concretizar os nossos mais ambiciosos planos, de forma sustentável e de forma economicamente viável, colocando os melhores produtos ao serviço dos clientes”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente no evento e referiu que “Mangualde é uma unidade com raízes portuguesas, com mais de sessenta anos de história, aqui, em solo luso. O que estamos a testemunhar hoje é o feito de uma vasta equipa de Mangualde, inserida num dos maiores grupos industriais a nível mundial, liderado por um português, Carlos Tavares. Isto deve encher-nos de orgulho e serve de exemplo à escala global”.
31 de março de 2023, Carlos Tavares anunciou a produção de veículos elétricos a bateria para o início de 2025 nesta fábrica. O objetivo é conseguido antes de tempo, numa altura em que já se procede à montagem de veículos elétricos em Mangualde, iniciando-se em outubro a produção em série.
A nova estrutura da fábrica com 62 anos de história tem apoio do Governo e está ao abrigo de um investimento global de 119 milhões de Euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta teve transformações significativas na sua área industrial, com novas instalações, destinadas à área de montagem e também ferragem.
O destaque vai para a criação de uma nova linha de montagem de baterias, que promoveu a total modernização de uma área com mais de 800m2. Esta permitiu a criação de 63 novos empregos.
A Stellantis também venceu o concurso do Ministério da Saúde e entrega 719 veículos elétricos ao Serviço Nacional de Saúde. entre Peugeot E-Rifter (300) e Citroën ë-Berlingo (419), a Stellantis vai entregar 719 veículos elétricos, aos quais se juntam 600 estações de carregamento às cinco Administrações Regionais de Saúde e a sete Unidades Locais de Saúde.