Em média, donos de veículos elétricos têm reportado mais problemas com o seu automóvel do que donos de veículos em combustão.
Estes dados vêm da J.D. Power Initial Quality Study, um estudo de 2024 baseado em relatos de recém proprietários de novos veículos. Fundamentados por estes relatos, são distribuídos pontos entre modelos individuais e marcas - Baseados num rácio de "problemas por 100 veículos".
Este ano, a J.D Power inquiriu mais de 99 mil compras e alugueres de novos automóveis nos Estados Unidos. Além disso, incorporou no mesmo estudo, dados sobre visitas de reparação a concessionários franchisados pela primeira vez. Principalmente nesta última variável, os veículos elétricos sofreram resultados desencorajantes.
Os resultados do estudo
Os automóveis elétricos tiveram, em média, 266 problemas por 100 veículos. Comparando com os veículos a combustão, estes apresentaram quase o dobro dos problemas - os veículos tradicionais apresentam apenas 180 problemas por 100 veículos.
A média da indústria, para todas as marcas, foi de 195 problemas por 100 veículos - considerando todos os tipos de motorização.
As marcas do mercado de massas tiveram, em média, 181 problemas por cada 100 veículos, um valor extremamente semelhante àquele dos veículos a combustão.
Já as marcas "premium" não tiveram a mesma sorte nos resultados - com 232 problemas por 100 veículos, a J.D Power atribui estes valores às características tecnológicas mais complicadas que estas marcas frequentemente utilizam.
Entre as marcas de veículos eléctricos incluídas no estudo, a Polestar registou uma média de 316 problemas por cada 100 veículos, enquanto a Tesla e a Rivian registaram uma média de 266 problemas.
Aparte do estudo, a J.D. Power observou que a qualidade inicial da Tesla estava aproximadamente ao mesmo nível que a dos veículos eléctricos dos fabricantes de automóveis tradicionais.
No entanto, a fabricante Americana já teve um melhor desempenho no passado. A J.D. Power acrescentou que a remoção dos controlos convencionais, como os piscas e os limpa para-brisas, "não foi bem recebida pelos clientes da Tesla".
Além disso, segundo o estudo, os controlos, os ecrãs e as características tecnológicas foram um problema para os veículos eléctricos no geral, com 30% mais problemas por cada 100 veículos em comparação com os modelos a gasolina.
Estas descobertas refletem os resultados de outros estudos recentes da J.D Power. No seu estudo sobre a fiabilidade de veículos, o 2025 Vehicle Dependability Study, a firma conclui que os veículos elétricos e os híbridos plug-in eram muito mais propensos a problemas do que os híbridos básicos.