Nas últimas horas, foi assinado um acordo entre a Toyota e a Nvidia. A parceria em questão faz com que a marca de automóveis japonesa passe a utilizar os chips e software da Nvidia, para fins de condução autónoma.
O anúncio desta parceria foi feito na segunda-feira, dia 6 de janeiro, na Consumer Electronics Show (CES) 2025. De acordo com o CEO da empresa, Jensen Huang, citado pela ZD Net, o acordo garante que "a revolução dos veículos autónomos chegou".
A previsão de Huang em relação a esta parceria “revolucionária”
As previsões do CEO da Nvidia são bastante ambiciosas, tanto que o mesmo acredita que os carros autónomos vão ser o "primeiro mercado de robótica de um trilião de dólares". Quanto à junção da Nvidia com a Toyota, este apelida a parceria de “Cosmos”.
Huang explica que o mesmo engloba "modelos de fundação do mundo generativo de última geração" e atua com o Omniverse da Nvidia. Recorde-se que esta é a ferramenta de simulação física da marca.
Neste caso prático, o Omniverse seria o responsável por gerar simulações. Depois disso, o papel do “Cosmos” seria transformá-las em vídeos realistas, que serviriam para treinar diferentes robôs e automóveis.
Nas palavras do executivo da Nvidia, este seria "o primeiro modelo de fundação mundial do mundo", com um treino a rondar as 20 milhões de horas em vídeo. Huang realça que estes servem para “ensinar a IA a entender o mundo físico”.
A relação entre a Toyota e a Nvidia não é nova
Com a ajuda da Nvidia, a Toyota promete tornar os seus automóveis ainda mais evoluídos, principalmente com a condução autónoma. No entanto, vale a pena referir que não é a primeira parceria que acontece entre as duas “gigantes” tecnológicas.
Já há alguns anos, a Toyota tem vindo a usar os computadores DGX da Nvidia. Estes servem para treinar modelos de Inteligência Artificial. Sobre os computadores de IA da Nvidia, a Toyota também passará a usar o “Thor AGX”, uma versão 20x mais evoluída do que a anterior - anunciou Huang.