Esta quarta-feira, dia 26 de março, ficou marcada por uma nova parceria estabelecida entre a BMW e a Alibaba. Esta junção de esforços tem em vista a criação dos próximos veículos da gigante automóvel, com grande aposta na Inteligência Artificial (IA).
De acordo com o Global Times, o mecanismo em questão vai ser baseado na plataforma Yan AI. No fundo, esta é uma solução de cockpit inteligente criada por uma das marcas subsidiárias da Alibaba: a Banma, neste caso.
O novo assistente de IA deverá chegar em 2026
Conforme refere o mesmo meio noticioso, é de prever que este assistente de IA estreie nos modelos BMW Neue Klass produzidos na China, a partir de 2026. Do ponto de vista da Alibaba, esta parceria entre empresas chinesas e europeias é bastante pertinente.
A marca considera que esta união ajudará a impulsionar a transformação industrial, a partir de Inteligência Artificial. Quem também se mostra satisfeito com a parceria é o diretor do Centro de Relações China-Europa do Instituto de Estudos Internacionais da Universidade Fudan.
Em entrevista ao Global Times, Jian Junbo refere que "este tipo de cooperação destaca o potencial de abertura, benefício mútuo e resultados win-win entre empresas chinesas e europeias".
Também a Mercedes destacou o papel da China
Num fórum recente realizado em Pequim, também a Mercedes-Benz esteve presente e teceu elogios à China. Este domingo, o presidente do Conselho de Administração da Mercedes enalteceu que “o mercado chinês é um pilar principal da estratégia global [da marca]”.
Ola Källenius disse ainda que a China é “um impulsionador essencial da nossa transformação elétrica e digital”. Por isso, conclui que a Mercedes-Benz “continua comprometida com o investimento a longo prazo na China”.
No entender de Källenius, esta maior abertura ajudará a “desbloquear o potencial total” deste país. Em concordância, esteve o ministro do comércio da China, Wang Wentao, que se referiu tanto ao próprio país como à Europa, enquanto defensores do multilateralismo no comércio.
A mais recente novidade é a parceria entre BMW e Alibaba. Resta esperar para ver o que poderá resultar desta parceria.