Carros chineses recebem nota máxima nos testes de colisão da Europa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

As construtoras de automóveis chinesas estão a invadir o mercado europeu e, pelo menos, no que concerne à sua segurança, os reguladores estão bastante satisfeitos. Essa é a conclusão que podemos retirar da avaliação feita recentemente pela Euro NCAP.

Esta organização, responsável pela realização de vários testes de colisão e segurança, deu recentemente cinco estrelas a quatro carros provenientes da China. Houve anda um quinto veículo avaliado que acabou por receber quatro estrelas, mas continua a ser uma excelente pontuação.

Quatro dos cinco veículos chineses testados receberam cinco estrelas

Os veículos que receberam nota máxima nos testes da Euro NCAP foram o Deepal S07, Leapmotor C10, Maxus ETerron 9 e o Volvo EX30. Certamente interrogaste por que razão está um Volvo nesta lista. A resposta prende-se com o facto de este usar uma tecnologia amplamente adotada pelas construtoras chinesas.

O modelo que mais se destacou nos testes da Euro NCAP foi o Maxus eTerron 9. Este carro recebeu uma pontuação de 91% nos testes com ocupantes adultos e 85% nos testes com ocupantes crianças.

Já nos testes relacionados com outros utilizadores na estrada ele colheu uma pontuação de 84%. Por fim, este carro recebeu uma nota de 83% nas suas funções de assistência à condução. Abaixo podes ver um vídeo que com todos os testes realizados a este carro.

O Deepal S07 conseguiu alcançar a nota mais alta em 2024 nos testes com adultos, ao receber uma avaliação de 95%. A sua avaliação com ocupantes crianças foi de 87%.

Nota ainda para uma avaliação de 74% nos testes sobre outros utilizadores da estrada e de 77% na assistência à condução. Podes ver todos os testes realizados no vídeo abaixo.

Passando agora para o Volvo EX30, este recebeu uma nota de 88% na segurança para adultos e 85% para crianças. Já para os demais utilizadores na estrada teve uma nota de 79% e as suas funções de apoio à condução foram avaliadas em 80%.

O último carro com cinco estrelas foi o Leapmotor C10 com uma avaliação de 89% na categoria de adultos e 85% para crianças. Já nos testes de apoio à condução e relação com outros intervenientes na estrada foi avaliado com 76% e 77% respetivamente.

O único carro avaliado em dezembro que recebeu quatro estrelas foi o MG ZS Hybrid. Este recebeu uma nota de 82% na segurança para crianças e 75% para adultos. Já na categoria de outros intervenientes recebeu 73% e no apoio à condução recebeu 76%.

Segundo um representante da Euro NCAP, as construtoras chineses estão empenhadas em mostrar aos consumidores europeus o valor dos seus veículos. As notas atribuídas por esta agência irão certamente ajudá-las a alcançar esse objetivo.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.