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Carro elétrico com quase 2000 km de autonomia? Eis o grande plano da BYD

A BYD tem feito testes das suas novas baterias de estado sólido, que poderão ser implementadas já em 2027. Podem permitir mais de 1800 km de autonomia.
Carro
(via BYD)

O setor dos carros elétricos (VEs) está em constante crescimento e prova disso mesmo são os valores que já se vão tornando uma realidade ou, pelo menos, um objetivo real. É esse o caso da BYD, que começou a testar baterias em estado sólido.

De acordo com a Electrek, é possível que estas consigam oferecer uma autonomia máxima a rondar os 1875 km. É um valor muito acima da média face àquilo que estamos habituados e que podia, sem dúvida, fazer a diferença no mercado.

Os testes da BYD abrem boas perspetivas

O que interessa particularmente é que os 1875 km mencionados não resultam de uma projeção teórica, mas sim de testes iniciais já feitos, que sugerem tal valor. Supostamente, estas baterias seriam utilizadas, pelo menos ao início, nos seus modelos “Seal”.

Segundo a mesma fonte de informação, os testes começaram em 2024. Ao que consta, o objetivo da BYD passa por lançar os primeiros veículos movidos a baterias em estado sólido, já em 2027. A data chegou a ser avançada pelo próprio CTO do departamento de baterias da BYD, Sun Huajun.

Os testes estão já na fase de estrada e é previsível que vão acontecendo durante os próximos anos. Mesmo depois do lançamento das baterias sólidas, espera-se que, pelo menos até 2029, este tipo de veículos sejam vendidos de forma limitada.

Só em 2030, refere a Electrek, a BYD quererá produzir em massa carros com baterias deste género. Segundo a própria marca, outro grande objetivo é que "as baterias líquidas e sólidas tenham o mesmo preço" até ao final da década de 20.

1500 km em 12 minutos?

À luz do que é referido pelo mesmo meio noticioso, num dos testes da BYD, foi possível andar mais de 1500 km, após um carregamento de apenas 12 minutos. Neste espaço de tempo, foi possível carregar até aos 80%. Os restantes 20% poderiam representar os 1875 km já mencionados.

A evolução está à vista e será interessante ver de que forma as baterias em estado sólido se “apoderam” do mercado dos carros elétricos. Uma coisa é certa, pelo menos: não é só a BYD que está com planos ambiciosos neste capítulo.

Conforme a 4gnews noticiou recentemente, também a Xiaomi registou uma patente de baterias em estado sólido. Na prática, este sugere que, num carregamento, seria possível obter uma autonomia de 1200 km.

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Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.