Se tens um carro elétrico, então é possível que muitas vezes fiques aborrecido com o tempo que este demora a carregar. De forma a que isso deixe de ser um problema, a BYD está com planos bem ambiciosos para o futuro.
De acordo com a Inside EVs, a boa notícia é que a BYD, juntamente com a CATL, pretende apostar em baterias de fosfato de ferro-lítio. No fundo, isto quer dizer que o teu carro elétrico podia carregar em cerca de 10 minutos.
O objetivo é que o carregamento de 10 minutos chegue em 2024
O melhor de tudo é que não é um daqueles planos a longo prazo. Segundo a CarNewsChina, é bem possível que este tipo de baterias chegue ao mercado global até ao final de 2024.
Escusado será dizer que, a confirmar-se, seria algo muito positivo para os condutores, que poupariam imenso tempo. Posto isto, torna-se interessante compreender o motivo para estas baterias poderem aumentar drasticamente em termos de eficiência.
Como explica a mesma fonte, tudo se deve à taxa de carregamento de 6C. O que é o 6C? Basicamente, é a referência que indica que o multiplicador da carga é seis vezes maior que a capacidade da bateria.
Ainda assim, é preciso ter um aspeto em consideração: um aumento de exigência também poderia implicar infraestruturas melhores. Afinal de contas, para suportar velocidades de carregamento tão rápidas, é preciso ter as condições necessárias, de forma a fazê-lo em segurança e de forma duradoura.
É possível que os 10 minutos que a BYD refere sejam uma estratégia de marketing
Se isso não acontecer, escusado será dizer que os donos dos carros não conseguirão usufruir desta nova tecnologia rápida de carregamento. Efetivamente, é um plano ambicioso e há quem coloque a possibilidade dos 10 minutos serem uma estratégia de marketing.
Isto porque, como refere a Inside EVs, não é possível manter sempre a velocidade máxima de carregamento dos 0% aos 100%. Por isso, é provável que os 10 minutos que a BYD refere apenas cubram uma larga maioria da bateria e não a totalidade.
Quanto a mais detalhes sobre estas baterias 6C da BYD, nesta fase, não há muito mais a acrescentar. Contudo, têm sido visíveis os esforços das marcas de carros elétricos para oferecer um desempenho mais eficiente.
Recorde-se que a Huawei, ainda este ano, lançou os seus primeiros carregadores rápidos de kW. Já a Li Auto, outra gigante automotiva, também afirmou que pretende instalar cinco milhares de carregadores 5C até 2025.
Por isso mesmo, é com entusiasmo que se aguarda este novo projeto da BYD, que tem o potencial de tornar o carregamento de um carro elétrico num processo menos demorado.