Os livros de recordes do Guinness não param de ser renovados e, desta vez, quem fez história foi a Hyundai, graças ao seu carro SUV elétrico. Trata-se do Hyundai IONIQ 5, que entrou para os recordes do Guinness, com a distinção de “Maior mudança de altitude por um carro elétrico”.
Na prática, nunca outro carro tinha feito uma mudança de altitude, em condução, tão grande como o IONIQ 5 da Hyundai. De acordo com a Electrek, estamos a falar de um ganho de elevação a rondar os 5,8 quilómetros (5802 metros), em “condições climáticas extremas”.
Como foi o percurso deste carro da Hyundai?
Esta viagem (literalmente) histórica foi organizada pela Hyundai Motor India e a Evo India, uma revista automóvel de referência. A viagem de carro iniciou-se na Índia, mais concretamente em Umling La, que fica na zona de Leh Ladakh.
Como refere a mesma fonte de informação, a estrada em questão é conhecida precisamente por ser a mais alta do mundo que permite a circulação de carros. No seu expoente máximo, este encontra-se 5799 metros acima do nível do mar.
Para alcançar este recorde, o SUV da Hyundai teve de percorrer 4956 quilómetros, em 14 dias. Quem ficou muito orgulhoso com o feito alcançado pela marca sul-coreana foi o diretor administrativo da Hyundai Motor India.
Nas palavras do Sr. Unsoo Kim, após a obtenção deste recorde do Guinness, “o desempenho do IONIQ 5, comprovado sob condições tão extremas, reflete a proeza tecnológica da Hyundai Motor Company”.
O próprio acrescenta ainda que o automóvel da Hyundai não teve qualquer tipo de problema a adaptar-se às “temperaturas congelantes e às íngremes passagens de montanha nos Himalaias, até às regiões costeiras húmidas de Kerala” (via Electrek).
Sobre o Hyundai IONIQ 5
Quanto ao veículo em si, sabemos que este modelo SUV elétrico da Hyundai conta com uma bateria de 72,6 kWh. Ao nível da autonomia em condução de cidade, esta pode chegar até aos 710 quilómetros, tal como se pode ler no site da Hyundai.
Outro aspeto a ter em conta acerca deste veículo é que o mesmo apresenta uma porta de carregamento NACS, que permite o acesso aos Superchargers da Tesla. Vem com ecrã tátil de 12,3 polegadas e painel de instrumentos do mesmo tamanho.
O carregamento é muito rápido, podendo ir dos 10% aos 80% em cerca de 18 minutos. Precisa apenas de 7,3 segundos para ir dos 0 km/h aos 100 km/h.