A Renault, através da sua unidade dedicada a veículos elétricos e software, a Ampere, está prestes a dar um passo importante no mundo dos comerciais ligeiros. As novas gerações 100% elétricas das suas carrinhas Trafic, Estafette e Goelette, que serão apresentadas oficialmente no final deste mês, vão estrear a inovadora arquitetura Software Defined Vehicle (SDV).
Esta é desenvolvida pela Ampere. As carrinhas prometem ser mais parecidas com um computador sobre rodas, capazes de receber atualizações, personalizar funções e oferecer uma inteligência que até agora não se viu neste segmento.
Até agora, os veículos comerciais eram desenhados à volta da mecânica (chassis, motor, bateria), e a eletrónica era adicionada depois. A abordagem SDV da Ampere vira isto ao contrário. Baseia-se numa plataforma única com uma arquitetura de software centralizada e um sistema operativo próprio (o "Car OS" da Ampere).
Atualizar a carrinha com novas funcionalidades será possível
O computadores de bordo potentes funcionam como o cérebro, pois processam toda a informação (sensores, ADAS, multimédia) e controlam as funções do veículo. A grande vantagem é que tal como atualizas o teu smartphone ou portátil, vais poder atualizar a tua carrinha com novas funcionalidades ao longo do tempo. Será feito tudo através da nuvem.
Para ti, que usas uma carrinha profissionalmente, isto abre várias possibilidades. Vais poder adicionar funções específicas para a tua atividade através de uma atualização de software. As empresas de entregas poderão integrar os seus próprios sistemas operativos diretamente no ecrã multimédia da carrinha, enviando rotas e informações em tempo real para o condutor.
As frotas poderão ter perfis de utilizador personalizados, com as definições e apps preferidas de cada motorista. E veículos especiais (ambulâncias, bombeiros, etc.) poderão ter aplicações dedicadas para controlar os seus equipamentos de forma centralizada e inteligente. É uma evolução do que a Renault já faz com o "convertor companion".
A inteligência do SDV promete também revolucionar a manutenção. A capacidade de manutenção preditiva será muito mais precisa, permitindo monitorizar o desgaste de peças em tempo real e até realizar diagnósticos remotos. Isto pode levar a alertas atempados e até a correções feitas remotamente sempre que possível. O objetivo é custos e garantir que a tua carrinha passa menos tempo parada na oficina.
Estas novas propostas elétricas da Renault foram desenvolvidas em parceria com a Flexis (que junta Renault, Volvo Group e CMA CGM para vans elétricas) e serão produzidas em França. A apresentação oficial das novas Trafic, Estafette e Goelette elétricas com tecnologia SDV está marcada para o dia 29 de abril de 2025, no Salão Commercial Vehicle Show em Birmingham, no Reino Unido.