Quando pensamos em corridas de automóveis, temos uma ideia concebida de que os melhores são habitualmente os veículos mais compactos. Contudo, a Ford acaba de demonstrar que isso nem sempre é verdade.
O inusitado aconteceu este fim de semana no evento Goodwood Festival of Speed, em Inglaterra. Na edição deste ano, a construtora americana surpreendeu com a sua carrinha elétrica modificada, vencendo uma das mais míticas provas do evento.
Ford SuperVan bateu um Subaru na prova de "subir a colina"
O objetivo desta prova é subir uma colina, na propriedade Goodwood House, com uma distância de 92,7 metros. A SuperVan da Ford conseguiu concluir esta prova em apenas 43,98 segundos, como podes ver a partir dos 7:39 minutos.
Em segundo lugar ficou o "Project Midnight" da Subaru com um tempo de 46,07 segundos. Note-se que este veículo conta com uma potência de 670 cavalos, ao passo que a Ford SuperVan apresenta-se com um impressionante motor de 1400 cavalos de potência.
A grande atrativo desta notícia é precisamente o facto de que ninguém esperaria que o vencedor fosse um carro desta envergadura. Antes de se fazerem à estrada, é altamente plausível que o favoritismo fosse atribuído ao veículo da Subaru.
Quanto mais pesado for o veículo, mais árdua se revela a tarefa de o controlar em curvas apertadas e a alta velocidade. No entanto, a Ford fez um bom trabalho na aerodinâmica da sua SuperVan para esta prova e não devemos retirar mérito ao piloto Romain Dumas atrás do volante.
Se algum dia veremos esta Ford SuperVan nas estradas? O mais certo é que tal nunca se concretize, até porque muitos dos veículos que participam no Goodwood Festival of Speed são construídos propositadamente para essa ocasião.
Muitas construtoras aproveitam este evento para estrear novos veículos e até para demonstrar alguns veículos raros. Muitos deles construídos a pensar apenas neste evento.
Seja como for, este é um vídeo divertido de assistir quer para os amantes do automobilismo, quer para qualquer outra pessoa. Caso queiras ver o desempenho de outros veículos neste evento, basta passar para trás no vídeo partilhado.