Já se sabe que uma grande queixa que se costuma fazer em relação a carros elétricos tem a ver com o tempo de carregamento. Posto isto, há uma novidade que te pode deixar com a “pulga atrás da orelha”, sobre um fabricante que pretende tornar o processo mais rápido.
De acordo com a Fast Company, uma empresa britânica chamada Nyobolt tem o objetivo de carregar até 80% em 4 minutos e meio. De forma a termos um elemento de comparação, um carregador da rede Tesla Supercharger pode demorar até cerca de 20 minutos.
A Nyobolt diz que a tecnologia de bateria está pronta (mas não devemos vê-la no mercado tão cedo)
Feitas as contas, é tempo útil que, no dia a dia, pode fazer toda a diferença. Segundo a empresa, esta tem criado uma bateria de iões de lítio de 35 kWh que promete revolucionar a forma como se carregam carros elétricos.
“A nossa extensa pesquisa aqui no Reino Unido e nos EUA desbloqueou uma nova tecnologia de bateria que está pronta agora mesmo” - assegurou o CEO da empresa, Sai Shivareddy.
Ao que tudo indica, os testes terão sido feitos num protótipo de carro desportivo. Pelos cálculos da empresa, é de esperar que uma só carga de pouco mais de 4 minutos consiga fazer o carro andar durante 250 quilómetros.
Como refere a mesma fonte, é pouco provável que esta capacidade de carregamento super rápida chegue tão cedo. Ainda assim, a Nyobolt não põe de lado a possibilidade de começar a fabricar em baixo volume já daqui a um ano.
24M apresentou projeto de bateria com alcance superior a 1600 kms numa carga
Não é, de maneira alguma, a primeira empresa que vemos a falar sobre planos ambiciosos de bateria para carros elétricos. Basta recuarmos uns dias para ver que a 24M concebeu uma ideia de bateria com alcance superior a 1600 quilómetros.
Supostamente, a grande diferença desta bateria da 24M tem a ver com a composição da mesma. Em vez de lítio, apostam em metal, o que confere uma densidade superior. Espera-se que, daqui a 5 anos, se possa ver o efeito prático dessa bateria na estrada.
Em teoria, são tudo boas notícias: o problema é que nem todos os carros elétricos que andam na estrada são capazes de aguentar com isso. Logo aí, existe um grande obstáculo a ser ultrapassado.
Contudo, não deixa de ser interessante ver propostas de valor acrescentado com potencial nesta área. É muito possível que estas formas de carregamento acabem por ver a luz do dia, mas tão cedo não é de contar com isso.