Carregamento sem fios é importante num smartphone? (sondagem)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Já há muito que o carregamento sem fios está nos smartphones. O primeiro terminal a trazer tal tecnologia foi um telemóvel da Palm em 2007. Contudo, só agora é que a característica começa a ser relevante para os utilizadores.

Até ao momento nem todos os equipamentos oferecem esta possibilidade, porém, começam a aumentar os terminais de gama alta com este tipo de carregamento. Assim sendo, queremos saber a tua opinião sobre o assunto.

Vota na sondagem sobre a importância do carregamento sem fios num smartphone

Carrega na imagem para poderes votar na sondagem!

(PS: clica na imagem acima ou aqui para conseguires votar na sondagem)

A resposta é um simples "Sim" ou "Não". O carregamento sem fios num equipamento não é propriamente caro (ou problemático) de o fazer.

O smartphone precisa apenas de não ter uma construção em metal e uma pequena liga de carregamento por indução pode ser adicionada pelo fabricante na capa traseira do smartphone.

Os antigos problemas do carregamento sem fios

Até ao momento, marcas referiam que o carregamento sem fios era lento. Essa era a principal causa de não investirem na tecnologia (cof cof OnePlus), contudo, a Xiaomi e a OPPO já mostraram que isso faz parte do passado.

O Xiaomi Mi 10 Pro consegue carregar sem fios a uma velocidade de 30W. Isto é, a mesma velocidade do OnePlus 7T Pro ligado com fios. Já a nova tecnologia da OPPO promete velocidades de 60W.

Comodidade da tecnologia é subjetiva

Há pessoas que preferem a tecnologia por deixarem o smartphone em cima de uma "pad" de carregamento e assim que o tiram tem bateria. Já outras pessoas gostam de utilizar o equipamento enquanto carrega. Tal já não é possível com o carregamento sem fios.

Porém, vale a pena frisar que todos os smartphones no mercado com carregamento sem fios tem a possibilidade de ligar um cabo para carregar. Diz-nos a tua opinião na sondagem acima, queremos saber até que ponto é que a característica é relevante ou não.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi K30 Pro será o primeiro com (alguma) resistência à água com certificação IP
  • Os 10 jogos grátis mais populares da Google Play Store em tempo de quarentena
  • Sem mais segredos! Este é o Huawei P40 e Huawei P40 Pro
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.