OnePlus justifica ausência de carregamento sem fios no OnePlus 6

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O OnePlus 6 foi oficialmente apresentado na semana passada, colocando um ponto final em tudo o que é especulação e rumores. A grande maioria daquilo que se falava para o smartphone acabou mesmo por se concretizar, algo que é cada vez mais normal neste mundo.

Este novo equipamento trouxe uma nova qualidade de construção. Desde o OnePlus 3 que a empresa chinesa vinha a apostar no metal como material de construção predominante. Um material que oferece, naturalmente, uma maior resistência quando comparado com o vidro.

Vê ainda: OPPO R15 deslumbra no mercado Android com a Nebula Special Edition

Ainda assim, a empresa chinesa optou por mudar para o vidro com o novo OnePlus 6. Devo dizer que sou um maior adepto do vidro que do metal, pelo que esta mudança foi bastante do meu agrado.

Contudo, houve algo que não me agradou tanto e que, certamente, também desiludiu muitos mais. Falo, obviamente, da ausência de carregamento sem fios. Num smartphone em vidro, foi com alguma tristeza que me deparei com a ausência desta tecnologia.

OnePlus 6 não tem carregamento sem fios porque a empresa acha-o desnecessário

No entanto, não demorou muito até que responsáveis da empresa viessem justificar a ausência do carregamento sem fios no OnePlus 6. Segundo o avançado, a empresa não vê grande justificação na inclusão desta tecnologia.

Em declarações à publicação Business Insider, representantes da OnePlus parecem desvalorizar a inclusão deste tipo de tecnologia. "Não sentimos a necessidade de adicionar o carregamento sem fios. Não iremos adicionar esta funcionalidade só porque sim."

A empresa chinesa destaca ainda outros entraves à adoção deste tipo de tecnologia. Para eles, o facto de o utilizador ter de comprar, separadamente, um carregador para o efeito desmotivará muitos a entrar neste mundo.

Mais ainda, a OnePlus adianta uma certa complexidade técnica na inclusão desta tecnologia. Isto para não falar em custos de produção acrescidos. Justificações que não colhem muito bem deste lado, visto que basta a adição de uma simples bobine sobre a bateria do smartphone.

É certo que os equipamentos da OnePlus são dotados de tecnologia de carregamento rápido. Esta permite-lhes ganhar bastante autonomia em poucos minutos de carga. Mais concretamente, 30 minutos de carga proporcionam perto de 75% da capacidade da bateria.

Também é verdade que o carregamento sem fios não está nem perto destes valores no que toca à velocidade de carregamento. No entanto, esta tecnologia é cada vez mais popular no mercado e não custaria assim tanto à empresa incluí-la no seu novo topo de gama.

Agora resta-nos saber o que fará a empresa num futuro equipamento. O mercado está mentalizado para a existência de um OnePlus 6T mais lá para o outono e veremos se daqui até lá a empresa não muda de ideias relativamente à necessidade desta tecnologia.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei estreará tecnologia inovadora na sua sub-marca Honor

Lenovo Z5 (ZUK Z5) mostra-nos o seu potencial em novas fotos

Google Play Store: Sega lança ‘Super Monkey Ball’ para Android

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.