Os utilizadores Android, em especial, estão bem familiarizados com o conceito de bloatware. Ou seja, aquelas aplicações que vêm instaladas quando compras um smartphone novo que nunca usas, mas que o sistema não te deixa desinstalar.
Se alguns utilizadores até nem se incomodam com isso, outros têm um sentimento de frustração sempre que as veem na sua gaveta de aplicações. Para os últimos, em especial, explicamos como as podes remover do teu smartphone.
Como desativar aplicações que não consegues desinstalar
Quando não consegues desinstalar uma aplicação, o primeiro passo é tentar desativá-la. Esse processo é bastante simples e deixarás rapidamente de a ver na tua gaveta de aplicação.
Para isso, deves seguir os seguintes passos:
- Ir às Definições
- Entrar na opção Aplicações
- Seleciona a app que desejas desativar
- Caso a opção Desinstalar não apareça ou esteja indisponível, escolhe a opção Desativar
Há uma ressalva que demos fazer relativamente ao desativar de aplicações. Em primeiro lugar, elas não serão desinstaladas do teu smartphone, o que significa que continuarão a ocupar espaço na memória do equipamento.
Além de desaparecer da tua gaveta de aplicações, há outra vantagem ao desativar uma aplicação. Ela deixará de consumir recursos do smartphone, o que pode ser muito importante para quem tem um modelo com hardware mais limitado.
Caso o método acima descrito não possibilite a desativação da aplicação, há outra razão que o pode justificar. Isso pode acontecer caso ela tenha privilégios de administrador. Mas há forma de o contornar.
Como remover aplicações com privilégios de administrador
Para remover aplicações com privilégios de administrador, o processo envolve mais alguns passos. Eis o que deves fazer:
- ir às Definições
- Entrar na opção Segurança e privacidade (nome pode mudar consoante o smartphone)
- Entrar na opção Mais definições de segurança
- Entrar na opção Apps de administração dispositivo
- Encontra a app que queres desativar e remove as suas permissões de administrador
Feitos os passos acima descritos, deves voltar às instruções mais acima para proceder à sua desativação. Mas tem atenção às aplicações que removes os privilégios de administrador para não comprometer o bom funcionamento do teu smartphone.
Com estas dicas, aquelas aplicações que não te servem para nada deixarão de estar visíveis no teu equipamento. Lembra-te apenas de ter cuidado para não apagar aplicações essenciais ao sistema.