Canon pode fazer frente à DJI com o próprio OSMO Pocket

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante chinesa DJI é a marca de referência no mercado dos drones, tendo no seu portfólio várias soluções para fotografia e vídeo como o gimbal de bolso, o OSMO Pocket já na segunda geração. Em breve poderá ter uma concorrente de peso, a Canon.

É pela mão da gigante nipónica e líder do mercado fotográfico para consumo, a Canon, que foi agora submetida uma nova patente que descreve e ilustra um produto familiar. Um estabilizador ultra-compacto que pode até usar o sistema de objetivas RF.

A patente descreve um OSMO Pocket, mas da Canon

Avançada em primeira mão pela Canon News, a patente mostra-nos os detalhes e visão esquemática do possível produto. Trata-se de uma câmara estabilizada para ser transportada facilmente graças ao punho de controlo em tudo similar aos OSMO Pocket.

Desse modo, o gadget da Canon poderia utilizar objetivas intermutáveis, algo inédito no setor. A forma como o faria seria um tanto similar às Hasselblad em que o módulo traseiro contém o sensor ou película/filme e o módulo frontal a objetiva e outros controlos.

Assim sendo, o utilizador pode trocar o módulo frontal, permanecendo o sensor, o "coração" da câmara intacto. Este mecanismo permitiria a troca relativamente simples de objetivas, facilitando a criação de conteúdos como fotografia e vídeo.

O próximo gadget da Canon para criadores de conteúdo e vlogging

O formato acima ilustrado mostra uma grande versatilidade, sobretudo para vlogging, para filmar e documentar o quotidiano. Face às câmaras digitais tradicionais, sejam DSLR ou mirrorless, seria assim uma redução drástica do peso e tamanho do kit.

Graças ao punho / pega ergonómica, seria muito mais fácil enquadrar o próprio rosto sem torcer a mão, ou cansar o braço enquant caminhamos. Note-se que o punho tem um ecrã embutido, pelo que o utilizador verá sempre o que está a gravar, independentemente da orientação da câmara. O ecrã aparenta ser fixo, o que neste caso não seria uma desvantagem.

Vemos assim um módulo traseiro, fixo, em que estará o sensor de imagem. Não sabemos qual o tamanho do mesmo, seja um APS-C, ou sensor full-frame (35 mm). De qualquer modo, a possibilidade de usar objetivas RF aumentaria exponencialmente o potencial criativo e prático de tal produto. Ainda que não sejam objetivas baratas, muitos consumidores já terão algumas por casa.

Por fim, relembramos que a submissão de uma patente não significa que a responsável esteja a desenvolver um produto baseado na mesma, ainda que tal seja provável. Ainda assim, o detalhe das patentes indica que a Canon estuda seriamente a ideia e formato.

Editores 4gnews recomendam:

  • 5 grandes novidades da MIUI 12.5 para smartphones Xiaomi
  • Petoi Bittle é a versão brinquedo do cão robô da Boston Dynamics e custa apenas €205
  • Xiaomi Mi 11 chega sem carregador, mas a Xiaomi não te vai deixar na mão!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.