Câmaras por baixo do ecrã já estão em produção em massa! Primeiro smartphone para breve

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo dos últimos anos as câmaras frontais nos smartphones sofreram grandes alterações, com fabricantes constantemente a puxar pelos limites da tecnologia disponível. Passámos de largas molduras para as controversas notches, seguidas das câmaras pop-up e por fim os atuais punch holes.

No entanto, já há algum tempo que se fala no "sonho" de chegar o primeiro smartphone com uma câmara frontal por baixo do ecrã, tendo sido confirmado que várias fabricantes estão a desenvolver essa tecnologia. Agora, foi uma empresa chinesa — Visionox — que confirmou já ter iniciado a produção em massa destas câmaras, prometendo o primeiro smartphone "para breve".

Visionox promete selfies de alta qualidade com as suas novas câmaras

A Xiaomi é uma das grandes fabricantes a trabalhar no desenvolvimento desta inovadora tecnologia, tendo já revelado um dos seus protótipos há algum tempo. No entanto, Lu Weibing confirmou que a tecnologia estava longe de estar pronta para produção em massa.

Apesar de funcionar e permitir a captura de selfies, as câmaras por baixo do ecrã continuavam a apresentar uma qualidade muito inferior aos padrões atuais.

Ainda que não tenham revelado grandes detalhes sobre a "ciência" por trás da sua tecnologia, a Visionox promete uma qualidade impressionante graças as melhorias de hardware e software. Não revelaram ainda quais as fabricantes com quem estão a trabalhar, mas estas irão poder tirar proveito do seu algoritmo que permite reduzir refração de luz, reflexos e efeito nevoeiro.

É verdade que ainda não publicaram nenhum vídeo onde possamos ver estas câmaras em ação, não sendo possível confirmar que conseguiram realmente resolver todos os problemas referidos anteriormente pela Xiaomi.

Não seria uma grande surpresa caso a Visionox optasse por "saltar alguns passos" no desenvolvimento da tecnologia, simplesmente para ser a primeira a fazê-lo.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus Z vai ser apresentado a 10 de julho. Este vai ser o seu preço
  • Xiaomi Mi Band 5 tem design e cores confirmadas oficialmente
  • Motorola One Fusion+ tem especificações e preço confirmado para a Europa!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.