Câmaras de telemóvel podem dar "salto" enorme com estas 2 inovações

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Se és fã de telemóveis com câmaras de topo, então há boas perspetivas para o futuro. Isto porque a Tecno acabou de revelar duas tecnologias avançadas neste campo, num evento da marca: o Futuro Lens 2024.

De acordo com a Android Authority, as duas inovações em questão são: chip de imagem personalizado e câmara telefoto retrátil para telemóvel. Sendo assim, vamos conhecer uma de cada vez.

1. “EVS Dynamic Snapshot”

A primeira tecnologia mencionada chama-se “EVS Dynamic Snapshot”. Basicamente, o grande objetivo é proporcionar imagens sem desfoque. Para tal, é utilizado um sensor de visão baseado em eventos (EVS), que se emparelha com uma câmara RGB tradicional.

“Enquanto câmaras tradicionais colecionam pixels quadro a quadro, a solução da TECNO captura o caminho completo do movimento de um sujeito. A tecnologia foca somente em sujeitos em movimento, usando pixels EVS para registar dados de movimento” - explica a empresa.

Quanto a esta inovação, a Tecno vai mais longe e acrescenta ainda que a captura é feita numa “frequência ultra-alta”. Feito isso, há lugar a uma combinação entre objetos em movimento notados pelo sensor com objetos estáticos da câmara normal, para uma imagem em movimento de alta qualidade.

Não deixa de ser curioso que a tecnologia em questão já tinha sido mostrada em 2023. No entanto, como refere a mesma fonte de informação, foram detetados alguns elementos em falta. Ou seja, era preciso emparelhar os tais sensores com uma câmara RGB específica e não com uma ultralarga do smartphone, por exemplo.

Em termos práticos, poderias completar algumas ações de fotografia altamente especializadas. Entre estas, por hipótese, fotografar um pássaro em movimento ou até mesmo um carro em velocidade, sem que se perdesse qualquer qualidade fotográfica.

2. “Tap Any Zoom Dual Prism Telephoto”

Outra inovação que pode fazer as câmaras de telemóvel darem um grande “salto” é esta “Tap Any Zoom Dual Prism Telephoto”, tal como a Tecno apelida. Basicamente, seria uma câmara telefoto com dois prismas, estabilização ótica por deslocamento da lente e “algoritmos inteligentes”.

Num contexto real, tal quer dizer que se poderia, por exemplo, aumentar o zoom, de forma automática, até 30x. Seria uma maneira muito mais simples de obter as melhores imagens, sem precisar de ampliar da forma tradicional.

O recurso em questão também faz com que seja possível usar o “Telephoto Sweep”, bem mais avançado do que as câmaras telefoto atuais. Basicamente, poderias compor fotografias bastante amplas a 400 MP: um valor que não vemos no smartphone comum.

No vídeo em cima, podes ver a explicação oficial da marca, em cerca de 1 minuto e meio.

Foto de Capa: via Tecno

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.