O futuro das câmaras de segurança com Inteligência Artificial (vídeo)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

As câmaras de segurança com Inteligência Artificial são a nova tendência das empresas tecnológicas que se dedicam ao setor.

A Inteligência Artificial tem sido muito falada nos últimos tempos, contudo, não temos plena noção da sua utilização nos nossos smartphones ou equipamentos de casa.

Vê ainda: Apple iOS 12: Já podes instalar o novo software no teu iPhone ou iPad

Mas nas câmaras de segurança a história é diferente. Uma empresa japonesa com o nome de "NTT East and Earth Eyes" promete mudar a forma como as câmaras de segurança interagem.

A câmara é totalmente independente e não precisa de ter constante vigilância para identificar um roubo. O vídeo, embora em japonês, explica de uma forma muito clara como é que a câmara funciona.

O vídeo abaixo mostra como é que estas câmaras de segurança com Inteligência Artificial funcionam

Um cliente entra na loja e a câmara identifica-o. A câmara olha paras as pessoas em 2D em vez de 3D, uma forma mais simples de identificar movimentos suspeitos. A câmara consegue perceber quando o sujeito estica a mão para agarrar algo da prateleira e consegue identificar quando o produto desaparece de vista.

A câmara envia uma notificação para a segurança ou para o dono da loja em questão mal aconteça. Imaginando que o sujeito até sai da loja com o roubo efetuado, a câmara conseguirá mais tarde identificar que aquela pessoa roubou antes e notificará sempre que o indivíduo entrar numa outra loja com o mesmo sistema.

A segurança depois toma as medidas necessárias. Chegará perfeitamente "cumprimentar" o individuo para que o assuste (teoricamente funciona).

Estas câmaras de segurança serão também capazes de identificar quando um produto está fora do local correto enviando uma notificação para o dono da loja ou segurança responsável.

Estas câmaras ainda não têm provas dadas, porém, como é um software Open Source promete dar que falar no futuro. O produto também não é o mais barato. De acordo com o The Verge, uma só câmara custará 2000€ e a loja em questão terá ainda de ter uma subscrição na cloud de 35€ por mês.

Mesmo assim, este vídeo dá para nos mostrar como é que as câmaras de segurança do futuro com Inteligência Artificial funcionarão. Mais parece que estou a ver a série Person of Interest.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Band 3 também terá a sua ‘Explorer Edition’

Android. Google Duo vai finalmente funcionar num tablet

Google Play Store: 10 aplicações Android Premium que estão à borla

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.