Câmara por baixo do ecrã? Xiaomi explica como é possível

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Tanto a Xiaomi como a Oppo decidiram revelar hoje que já têm protótipos funcionais onde está implementada a tão desejada câmara por baixo do ecrã.

No entanto, se por um lado a Oppo afirma que os resultados são ainda inferiores aos obtidos pelas tradicionais câmaras, a Xiaomi promete "selfies perfeitas". Vai ainda mais longe, afirmando que consegue captar fotos mais detalhadas e claras do que as de uma câmara punch hole.

Uma tecnologia complexa, explicada de forma simples

Como seria de esperar, esta tecnologia é extremamente complexa e tem inúmeras variantes que permitem o alcançar o objetivo final, colocar uma câmara por baixo do ecrã do smartphone.

No entanto, fugindo a todas as palavras técnicas, a explicação (e imagem) da Xiaomi permite-nos perceber um pouco melhor como conseguiram finalizar esta tecnologia.

Na sua essência, este protótipo apresenta um ecrã personalizado que tem uma pequena área transparente. No entanto, este vidro apresenta uma baixa refletividade e uma alta transmitância (quantidade de luz que atravessa um corpo sem ser absorvida ou refletida).

Na prática, quando a câmara não está a ser utilizada, esta porção do ecrã funciona com um tradicional painel OLED. Assim que seja ativada a câmara, tornasse transparente, permitindo a captura de fotografias.

Um impacto visual que se pode observar com o ecrã ligado e desligado

Numa das imagens publicadas, é feita a comparação do Xiaomi Mi 9 com a notch em forma de gota, e o protótipo que tem a câmara por baixo do ecrã. Segundo esta representação, é possível ver perfeitamente que esta nova tecnologia vai ter um impacto visual positivo até quando o ecrã está desligado.

Apesar de ser de visibilidade reduzida, até a notch mais pequena pode ser vista quando o ecrã está desligado. No protótipo, fica-se apenas com uma superfície preta sem qualquer tipo de interrupção ou distração visual.

Integração da câmara por baixo do ecrã marca o fim da Era das notches

Desde o lançamento do iPhone X que a esmagadora maioria das fabricantes acabou (eventualmente) por render-se à utilização da notch nos seus smartphones. Ao longo do tempo vimos notches exageradamente grandes, outras mais discretas e numa última fase, em forma de gota.

Atualmente, tudo indica que chegou a Era das câmaras pop-up, a mais recente alternativa para conseguir alcançar uma rácio ecrã/corpo o mais alto possível. No entanto, a possível chegada desta nova tecnologia pode colocar um ponto final nestas duas tendências.

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.