Câmara Google (GCam) tem pequena mudança de design na nova atualização

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Câmara Google, também conhecida por GCam, é uma das aplicações que os utilizadores mais gostam. A aplicação faz magia com a câmara do smartphone. A Google é craque a criar software e esta aplicação é exemplo disso mesmo.

A nova atualização não melhora muita coisa. Aliás, a mudança de design é pequena mas pode ser relevante para o futuro design da aplicação por completo.

Barra superior é transparente em vez de preta

Esta é a pequena mudança. Uma barra superior, onde está situado os botões de flash ou o temporizador já não é inteiramente preta. Em vez disso, temos uma tonalidade translúcida que nos dá para ver os botões e ainda o que se está a passar atrás.

A mudança é pequena, porém, relevante. Isto porque podemos presumir que mais mudanças de design podem estar a caminho. Se a parte superior ganhou esta nova tonalidade, o que levou à Google ao não o dar à parte inferior.

Este novo design está apenas disponível em smartphones com Android 10 instalado. Ou seja, neste momento só Google Pixel com a mais recente versão instalada.

Como instalar a Câmara Google (GCam) em qualquer smartphone

Já há uns tempos escrevemos este tutorial e acredito que valha a pena repetir. De forma simples, podes instalar uma versão não oficial da GCam em quase todos os smartphones. Atenção que é possível que nem todos funcione de forma perfeita.

Tem terminais Huawei e Xiaomi, por exemplo, não senti qualquer problema. Contudo, o mesmo não se pode referir a outros terminais de fabricantes chineses.

  • Primeiramente passa neste link
  • Escolhe a versão mais indicada para o teu smartphone
  • Instala a APK no teu equipamento
  • Abre a aplicação e vai experimentando e confirma que não tem bugs.

O desenvolvedor refere ainda que se sentires problemas com a mais recente versão para instalares uma mais antiga. Como podes ver no vídeo a câmara foi abaixo duas vezes, isto significa que existe algum erro que não foi corrigido. O correto a fazer será encontrar uma versão estável. No teu smartphone será exatamente a mesma coisa. Ir tentando. Para teres a "Câmara Google" de forma oficial só tens de ter um Android One ou um Google Pixel.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google não vai licenciar o Android para o Huawei Mate 30
  • Xiaomi anuncia Amazfit GTS: eis o concorrente ao Apple Watch
  • Cuidado! Aplicação de scanner foi banida da Google Play Store
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.