Câmara frontal dentro do ecrã do smartphone: exemplo de fotos impressiona!

Filipe Alves
Comentar

Já há muito que se fala que os smartphones de 2020 terão a câmara frontal dentro do ecrã. Caso tal aconteça, as notches e margens superiores deixarão de existir.

A OPPO, Xiaomi ou até Samsung e LG, são empresas que já estão a trabalhar na tecnologia. Hoje temos alguns exemplos de fotografias tiradas com esta tecnologia.

Como funciona a câmara dentro do ecrã do smartphone

Here’s @oppo’s under-screen camera in action. It works better than I expected, but there’s still a lot of hazing, especially when there’s strong backlight. pic.twitter.com/vYpARH1KEj

— Richard Lai (@richardlai) 12 de dezembro de 2019

Em síntese, o objetivo passa por não teres de ver uma notch ou u m buraco no ecrã. O sensor fotográfico ficará por trás do ecrã. Aquela pequena secção do ecrã será como qualquer outro. É possível que vejamos o sensor por trás do ecrã se olharmos de forma atenta, porém, nada que vá incomodar tanto como uma notch.

Exemplos de fotografias com este sensor

câmara dentro do ecrã do smartphone

Richard Lai, editor do Engadget, partilhou algumas fotografias tiradas com esta tecnologia e surpreende. Um dos problemas que este sensor estava a causar era a qualidade da fotografia. Por muito que as empresas já tivessem descoberto uma forma de esconder o sensor, estava a ser complicado dar qualidade de imagem às selfies.

Imagem câmara dentro do ecrã do smartphone

Ainda assim, as mais recentes imagens de Richard Lai tiram as dúvidas. Por muito que as imagens não tenham a mesma qualidade de uma câmara principal, conseguimos ver boa qualidade nas imagens. Bom detalhe e boa luminosidade é também de se referir.

Imagem câmara dentro do ecrã do smartphone

Importante referir que alguma dessa qualidade que estás a ver nas imagens pode ser reduzida devido ao nosso compressor de imagens do website. Isto para que a página fique mais rápida no carregamento.

Imagem câmara dentro do ecrã do smartphone

Quando chegará a tecnologia aos smartphones

Espera-se que 2020 seja o ano que as empresas investirão nesta tecnologia. Acredita-se que as primeiras empresas a revelar a tecnologia serão a OPPO, Xiaomi e Vivo. Se a tecnologia tiver a qualidade e o sucesso que se espera, é mais do que lógico que mais empresas embarcarão na nova aventura.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.