Será a câmara dupla relevante nos smartphones de gama-baixa?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os set câmara dupla parece ter crescido nos últimos anos. Depois do Honor 6 Plus e HTC One M8, os fabricantes acreditaram que era possível fazer algo de diferente nas câmaras dos smartphones.

Embora os sensores fotográficos dos smartphones sejam cada vez melhores, ainda não conseguem substituir as tão amadas DSLR. É verdade que ao olho menos treinado e com um ecrã pequeno não será fácil distinguir a diferença, porém, quando queres um produto profissional tens quase sempre de passar para uma câmara reflex.

Por isso as construtoras de smartphones decidiram criar algumas características que farão das tuas fotos um pouco diferentes do normal imediatamente depois de tirares uma fotografia.

Desde o Honor 6 Plus que a Huawei tem jogado com o efeito bokeh, a possibilidade de desfocar o background do sujeito. Este efeito, presente também no Huawei P9 e Huawei P10, foi tão relevante no mundo mobile que a Apple decidiu também nos dar o "modo retrato", exatamente a mesma coisa com um nome diferente.

Mas até há bem pouco tempo não era fácil fazer um terminal com câmara dupla. Os dois sensores exigiam um processador que simplesmente a Qualcomm e MediaTek não fabricavam, algo que mudou recentemente.

A MediaTek disponibilizou a possibilidade aos fabricantes de lançar terminais gama-baixa, média e alta com um set de câmara dupla e nada melhor do que esta criação para começar a evolução de produtos com tais características.

Um bom exemplo é este Bluboo D1 da fotografia principal. Valerá a pena pagar 70€ por um smartphone com este tipo de câmara? Farão estes sensores grande diferença?

Sabe mais sobre o preço e pré-venda do Bluboo D1 aqui

Honestamente se estás a olhar para um smartphone barato não podes esperar que a câmara do equipamento tenha uma grande qualidade. A par do ecrã do dispositivo, os sensores das câmaras são dos componentes mais caros do smartphone, assim sendo, quando pagas pouco não podes esperar ter algo muito bom.

Não esperes ter uma qualidade de foto melhor só porque tem uma câmara dupla

Com este pensamento, não acredito que devas investir num smartphone de gama-baixa só pela sua dual-câmara. No caso do Bluboo D1, este também nos dá o processador MediaTek MT6580A, 2Gb de RAM, 16GB de memória interna e ainda possibilidade de expansão via MicroSD. Mas aquilo que mais gosto no terminal é mesmo o LED de notificações, design e o ecrã de 5" polegadas HD.

Pelo preço compensa sem dúvida a sua compra, mas se estás indeciso só pela câmara dupla, acho que podes perfeitamente pensar de uma forma diferente.

Em breve teremos um vídeo no nosso Youtube a comparar algumas câmaras duplas e poderás verificar que aquilo que digo tem uma razão de ser.

Outros assuntos relevantes:

Oukitel U11 Plus: Está a chegar o phablet com 4GB de RAM e Android Nougat

LG G6 Mini é um smartphone que não me importaria de comprar!

Motorola Moto C está cada vez mais perto de ser apresentado oficialmente

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.