Chama-se LxReSist e é a resposta da Câmara Municipal de Lisboa ao sismo desta madrugada - ou, pelo menos, uma útil coincidência que permitirá aos lisboetas conhecer os riscos sísmicos da sua cidade.
A nova App vai incluir informação sobre possíveis vulnerabilidades sísmicas de um determinado edifício da cidade, de acordo com a sua idade, associando a cada caso as ações que podem ser adotadas para prevenir esse risco.
Lançamento ainda esta semana
De acordo com um ‘take’ da agência Lusa (acesso pago), a informação foi divulgada hoje durante uma conferência europeia sobre mecânica dos solos e engenharia geotécnica, realizada em Lisboa.
Durante o evento, a geóloga e coordenadora do programa municipal ReSist, Cláudia Pinto, afirmou à Lusa que a aplicação está "praticamente pronta" e que o episódio sísmico desta madrugada vai acelerar a sua apresentação pública.
A mesma responsável avançou que ainda hoje iria participar em reuniões na autarquia, com o objetivo de desencadear essa divulgação e disponibilizar a App ainda esta semana.
Destinada aos cidadãos comuns, a nova aplicação LxReSist permitirá aos utilizadores acederem a informação sobre o risco sísmico dos edifícios que habitam, ao mesmo tempo que terão acesso a conselhos e boas práticas para prevenir o risco sísmico.
Como exemplos de comportamentos proativos que as pessoas poderão ter a este nível, esta responsável apontou a existência de um 'kit' de emergência sempre pronto, ou a verificação da segurança dos móveis e de objetos perigosos dentro de casa.