Câmara de 8X zoom ótico para smartphones está prestes a chegar

Filipe Alves
Comentar

A Huawei surpreendeu o mundo ao oferecer uma lente de periscópio com possibilidade de ampliar a imagem até 5X com zoom ótico. Contudo, um sensor com 8X zoom ótico já está a ser trabalhado pela empresa taiwanesa Yaguang Electronics Co.

Ainda assim, este não será um sensor normal. O objetivo passa por nos dar um sensor que consiga criar zoom ótico de 6X e 8X numa lente apenas. Isto sem solicitar ao software que faça um "crop" à imagem. Esta tecnologia faria com que os smartphones necessitassem de menos lentes e, ainda assim, oferecessem mais possibilidades.

Huawei Mate 20 Pro smartphones câmara

Novo sensor dará mais espaço interno dentro do smartphone

O objetivo de trazer um sensor com duplo zoom ótico é apenas um. Dar mais espaço interior para mais tecnologia. Os fabricantes tem um espaço limitado para oferecer o melhor que conseguem. Por isso é que tens visto os smartphones a aumentarem e as entradas de áudio a desaparecerem,

Este sensor, com dupla capacidade, conseguia fazer desaparecer um sensor ao oferecer múltiplas soluções. Ainda assim, é preciso passar do papel para a realidade. Algo que se espera que aconteça no próximo ano.

Câmaras de smartphones estão cada vez melhores

Podemos (e devemos) discutir que os smartphones estão longe de conseguir tirar uma DSLR (ou Reflex) do interesse de um fotógrafo. O zoom ótico nos smartphones é engraçado mas não consegue competir com as câmaras profissionais. Escusado será dizer para olharem para o tamanho das lentes de uma e outra câmara.

Porém, a fotografia nos smartphones está cada vez mais comum. Não precisas de andar com um estojo e uma máquina gigante às costas para ter fotografias com qualidade. O Huawei P30 Pro é o exemplo disso mesmo.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.