Há muito que marcas como a Apple deixaram de incluir carregadores na caixa dos seus smartphones. A justificação dada pela marca, e por outras que se lhe seguiram, prendia-se com “preocupações ambientais”. A Xiaomi era das poucas que ainda incluía carregador em todos os seus smartphones.
Dizemos “era” porque isso mudou com a chegada dos Xiaomi 14T e Xiaomi 14T Pro. Estes são os primeiros smartphones topo de gama a chegar ao mercado português sem o carregador incluído na caixa.
Xiaomi 14T e Xiaomi 14T Pro não trazem carregador na caixa
Isto significa que, para desfrutar das suas estupendas velocidades de carregamento de 67 ou 120 W, os utilizadores terão de já possuir um carregador HyperCharge com suporte para essas velocidades ou adquirir um à parte.
No caso do Xiaomi 14T Pro, um adaptador de corrente a esta velocidade pode chegar aos 59,99 €, embora se encontre à data em promoção na Xiaomi Store por 39,99 €. É uma despesa adicional para o utilizador.
Xiaomi omitiu ausência do carregador durante a apresentação
A justificação para esta mudança de estratégia não é publicamente conhecida. A Xiaomi tinha por hábito manifestar-se em palco sobre o facto de incluir carregador rápido na caixa dos smartphones, mas não foi referido o porquê da mudança.
A Xiaomi continua, no entanto, a ter uma vantagem face a grande parte das concorrentes na caixa dos seus equipamentos. Os Xiaomi 14T continuam a incluir uma capa de silicone para poderes proteger o equipamento mal o tiras da caixa.
Se, tal como eu, não tiveres um carregador de 120 W por casa, ao comprar o Xiaomi 14T Pro terás de adquirir um caso queiras carregar a bateria em apenas 19 minutos. É uma conveniência que pode valer esse investimento.