Nas últimas horas, ficamos a saber que a BYD deverá lançar um novo carro já na próxima semana. Este chegará ao mercado através da Fang Cheng Bao, marca subsidiária da BYD, e o modelo chamar-se-á Tai 3 SUV.
De acordo com a CnEV Post, o lançamento vai acontecer já no dia 16 abril, quarta-feira. A gigante automóvel chinesa já confirmou que o automóvel será lançado em abril, sem confirmar o dia. Ainda assim, a imprensa chinesa aponta o dia 16 como a data mais provável.
O que sabemos sobre o Tai 3 SUV?
Quanto ao carro em si, as pré-vendas já terão arrancado no dia 31 de março. Sabemos ainda que este terá cinco variantes: duas delas com tração traseira e três com tração nas quatro rodas. Os preços irão arrancar perto dos 19.000 euros, no mercado chinês.
Acerca das dimensões do Tai 3 SUV, sabemos que esta terá 4,60 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,72 metros de altura. Terá ainda 5 assentos e uma distância entre eixos de 2,74 metros.
Sabemos ainda que este modelo da marca subsidiária da BYD terá uma potência combinada de 310 kW, juntando o motor dianteiro (110 kW) e o motor traseiro (200 kW). O Tai 3 SUV terá capacidade de ir dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4,9 segundos.

Segundo o mesmo meio noticioso, o automóvel terá a mesma autonomia de 501 quilómetros para cada uma das suas variantes. O valor será sempre o mesmo, ainda que as capacidades de bateria oscilem de versão para versão.
Na sua versão mais básica, a bateria deverá ter capacidade de 72,96 kWh. Importa ainda referir que, em termos de carga, o novo automóvel conseguirá carregar dos 30% aos 80%, em cerca de 18 minutos.
À imagem do que vamos vendo nos modelos atuais da BYD, este novo SUV da Fang Cheng Bao vai ter sistema de condução inteligente. Neste caso, o God’s Eye C, que é o nível menos avançado, numa escala do “God’s Eye” que vai do A ao C.
Chegará à Europa?
Numa fase inicial, o Tai 3 SUV vai ser lançado na China. No entanto, vale a pena relembrar que, tal como a 4gnews noticiou recentemente, a BYD vai começar a vender carros da Denza na Europa. O primeiro modelo confirmado é o Denza Z9 GT.
No mercado chinês, a Denza é outra subsidiária da BYD. No entanto, tudo indica que, no mercado da Europa, o objetivo possa passar por englobar todas as subsidiárias (Fang Cheng Bao, Denza e Yangwang) numa só: a Denza.
Resta esperar para ver se o Tai 3 SUV é um dos modelos que eventualmente chega a território europeu, ainda que, possivelmente, com um nome diferente.