BYD teve "dedo" neste carro famoso que nunca chegamos a ver

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Se és fã de automóveis e da Apple, então é possível que estivesses ansioso pelo primeiro carro da marca que, supostamente, iria ser lançado. O problema é que, em fevereiro deste ano, soubemos que o “Apple iCar”, após avanços e recuos, foi mesmo cancelado pela Apple.

Contudo, nas últimas horas, descobrimos que a Apple estava a trabalhar com uma marca chinesa muito conhecida. De acordo com o Tech Crunch, com base num relatório da Bloomberg, tratava-se da BYD, que estaria a ajudar a empresa da “maçã trincada”na conceção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP).

O que seria de esperar da bateria do carro da Apple?

Não tendo sido lançado, não sabemos muitos aspetos práticos do carro. No entanto, segundo a mesma fonte, iria ser uma das baterias mais seguras a existir no mercado. A somar a isso, também era de prever que o alcance fosse muito acima da média.

Nesta parceria entre “gigantes”, a Apple prestava os seus serviços de engenharia, ao nível da gestão do calor, por exemplo. Já a BYD, por sua vez, fazia a diferença nos seus recursos de fabrico e nas tecnologias LFP avançadas.

Carro Apple
Imagem Ilustrativa (via ACP)

Ao que consta, foi uma parceria que, segundo o Tech Crunch, ainda levou vários anos. Escusado será dizer que a Apple, perante os investimentos que fez no automóvel desde 2014, perdeu bastante dinheiro.

Supostamente, a Apple, desde o ano em questão, gastou mais de 920 milhões de euros, todos os anos, neste projeto que nunca viu a luz do dia. Ainda assim, apesar do não-lançamento ter defraudado os fãs, os avanços tecnológicos na bateria ajudaram a conceber produtos como o Apple Vision Pro.

Porque é que a Apple cancelou?

Perante esta situação, é possível que te questiones o que levou a Apple a não continuar com o projeto. De acordo com a Razão Automóvel, um dos grandes problemas que a empresa identificou teve a ver com as margens de lucro.

Em condições normais, o carro da Apple seria vendido por cerca de 92.500€. Por isso e pelos grandes custos de fabrico, os dirigentes da empresa tiveram receio de que o carro ficasse abaixo das margens de lucro expectáveis para a Apple.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.