Ao que tudo indica, a BYD está com um novo objetivo para os seus carros elétricos (VEs). A marca chinesa tem intenções de começar a lançar os seus primeiros veículos com baterias de estado 100% sólido, já em 2027.
Quem se pronunciou sobre o assunto foi Sun Huajun, executivo da BYD. O próprio falou sobre os planos da marca, na segunda edição de uma reunião anual sobre o desenvolvimento deste tipo de baterias na China, este fim de semana.
O que mais sabemos sobre o plano da BYD?
Para além do objetivo de ter VEs com bateria em estado sólido, até 2027, também sabemos de que forma será feita esta implementação. Segundo a Electrek, a marca de automóveis usará os primeiros anos, de 2027 a 2029, como período de demonstração.
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Ou seja, este tipo de baterias não vai estar logo disponível para o público geral, o que significa que estaremos perante uma produção limitada. Só a partir de 2030, é que a BYD conta que esta forma de conceber as baterias seja adotada em larga escala.
Importa ainda referir que a aposta em baterias em estado sólido será feita, principalmente, em veículos de ponta. Pelo menos, numa fase inicial.
Qual o motivo para a aposta numa bateria sólida?
De forma a contextualizar a intenção da BYD, Sun Huajun explicou os benefícios deste tipo de bateria. Como o próprio refere, as baterias em estado sólido baseadas em sulfeto permitirão uma duração maior.
Desta maneira, também será expectável que o carregamento fique mais rápido e mais estável. Aparentemente, não é só a BYD que está com os olhos postos nesta tecnologia. A mesma fonte de informação avança que a CATL também está a seguir o mesmo caminho.
Recorde-se que a CATL é uma grande fabricante de baterias na China, com grande influência no setor automóvel. Num relatório anterior, que remonta a novembro de 2024, também chegou a constar que a CATL está a criar baterias em estado sólido para VEs, com base em sulfeto.
Uma reportagem recente da CnEV Post indica que, tanto a CATL como a BYD, já estão em fase de produção.