A 41ª edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal foi marcada por uma vitória história da BYD. A participar da premiação pela primeira vez, a marca chinesa consagrou-se com o seu BYD Seal nas categorias "Carro do Ano 2024", "Elétrico do Ano" e "Design".
Para a fabricante, os três importantes galardões figuram como um "feito histórico para uma marca com menos de um ano de presença no mercado nacional".
O premiado BYD Seal
Uma iniciativa do grupo Imprensa, o Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024 contou com a participação de 19 jurados. Com 99 pontos, o BYD Seal foi reconhecido com o Prémio Carro do Ano de forma consensual entre todos eles, após competir com os outros seis finalistas: Hyundai Ioniq 6, Hyundai Kauai, Renault Espace, Toyota C-HR, Toyota Prius e Volvo EX30.
No comunicado à imprensa, a BYD celebrou a vitória:
"O BYD Seal assume-se como uma obra-prima da engenharia automóvel, combinando elegância, desempenho e sustentabilidade num único veículo. A conquista do Prémio Carro do Ano 2024 assume-se, por isso, como o testemunho do compromisso da BYD com a excelência."
Sobre a conquista na categoria "Prémio Elétrico do Ano", a fabricante chinesa afirmou que destaca a "liderança da BYD na eletrificação do setor automóvel". Já a vitória na categoria design, segundo a BYD, provou "a elegância do sedã desportivo que ostenta o prémio IF Design Award 2023 (Prémio de Design do Fórum Internacional)" e consolidou uma posição de distinção no campo do design e inovação.
O BYD Seal está disponível no mercado europeu em duas versões. O BYD Seal Design traz 313 cv de potência, tração traseira e 570 km de autonomia elétrica. O modelo custa 46.990€. Já o BYD Seal Excellence tem tração integral com dois motores para um total de 530 cv e 520 km de autonomia. O preço na Europa é de 47.990€.
A lista completa dos vencedores do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024
A 41ª edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024 foi dividida em 8 categorias: Citadino, Desportivo/Lazer, Familiar, SUV Compacto, Grande SUV Compacto, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in.
Ao todo, 41 automóveis disputaram os prémios com diferentes versões e modelos. Os 8 vencedores do ano foram:
- Carro do Ano: BYD Seal
- Citadino do Ano: Renault Clio
- Elétrico do ano: BYD Seal
- Híbrido do Ano: Toyota C-HR
- Híbrido Plugin do Ano: Toyota Prius
- Familiar do ano: Renault Espace
- Grande SUV do Ano: Kia EV9
- SUV Compacto do ano: Jeep Avenger
Na categoria Carro do Ano, o segundo e o terceiro lugares foram conquistados, respetivamente, pelo Volvo EX30 (88 pontos) e pelo Toyota Prius (84 pontos).
Além das categorias listadas acima, o Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024 ainda concedeu o Prémio Tecnologia e Inovação ao sistema LIDAR da Volvo; o Prémio Design ao BYD Seal; e o Prémio Personalidade do Ano a Daniela Simões, fundadora e CEO da empresa portuguesa de mobilidade elétrica Miio.
O júri foi composto por 19 representantes dos principais órgãos de comunicação social de Portugal: ACP, Carros e Motores, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Exame Informática, Expresso, Jornal de Negócios/negócios.pt, RTP, Rádio Renascença/RFM, Razão Automóvel, Record, SIC Online, SICV/SIC Notícias, Motor 24, Público, TVI, TSF, Volante, Visão.