A BYD anunciou um investimento estratégico de peso para reforçar a sua presença no mercado europeu. A marca vai instalar a sua nova Sede Europeia em Budapeste, Hungria. E, como se não bastasse, vai também criar um novo centro europeu de Investigação e Desenvolvimento na mesma cidade. Promete criar milhares de postos de trabalho altamente qualificados e aprofundar a adaptação dos produtos BYD ao gosto e às necessidades do consumidor europeu.
O verdadeiro "cérebro" das operações da BYD na Europa
Esta nova estrutura em Budapeste será o verdadeiro "cérebro" das operações da BYD no nosso continente. A sede europeia terá três focos principais: a gestão de vendas e todos os serviços pós-venda para a região, os complexos processos de certificação e ensaio de veículos para garantir que cumprem as normas europeias. E ainda o design e desenvolvimento localizado de características específicas para os carros que serão vendidos por cá.
Ou seja, podes esperar carros BYD cada vez mais "europeus". A isto junta-se o novo centro de I&D, que já arranca com um investimento significativo e dois projetos prioritários. Um focado na maior integração de inteligência artificial na mobilidade moderna e outro no desenvolvimento de tecnologias avançadas de eletrificação da próxima geração.
A BYD comprometeu-se ainda a gerar patentes a partir deste centro húngaro, a colaborar com startups e fornecedores locais, e a estabelecer parcerias com pelo menos três universidades da Hungria para programas de formação. A expectativa é que mais de 90% dos trabalhadores destes novos centros sejam altamente qualificados.
É a a quinta localização da BYD no país
A escolha da Hungria para este investimento não é um acaso. Esta será a quinta localização da BYD no país, que já conta com uma fábrica de autocarros elétricos em Komárom, outras instalações em Fót e Páty, e tem em desenvolvimento uma fábrica de automóveis de passageiros em Szeged.
Para Wang Chuanfu, Presidente da BYD, o estabelecimento da sede e do centro de I&D europeus na Hungria é uma "progressão natural". O objetivo, segundo ele, é aprofundar a integração com os mercados locais, melhorar as capacidades de adaptação dos seus veículos, aumentar a influência da marca e assegurar um crescimento sustentável e de longo prazo na Europa.