BYD quer seguir as pisadas da Tesla e vai dedicar-se aos robôs humanoides

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Depois dos carros elétricos, os robôs ‘humanoides’. E não, não estamos a falar da Tesla, mas sim da chinesa BYD, que pretende seguir as pisadas da empresa liderada por Elon Musk no desenvolvimento de produtos com Inteligência Artificial (IA) incorporada, incluindo vários tipos de robôs.

A notícia está a ser avançada por várias fontes de informação na China, que referem a criação de uma equipa dedicada no âmbito da 15ª unidade de negócios da BYD, denominada FinDreams Technology, responsável pelo desenvolvimento e produção de componentes, incluindo baterias, motores e sistemas eletrónicos.

No primeiro semestre deste ano esta unidade foi reestruturada e, desse processo, resultou a criação de um laboratório de IA, para o qual a BYD ainda mantém um projeto de recrutamento. E foi a partir dos anúncios de recrutamento que as informações sobre a aposta nos robôs se começaram a espalhar.

Robôs industriais, com duas e quatro patas

BYD quer seguir as pisadas da Tesla e vai dedicar-se aos robôs humanoides
Imagem: UBTech Robotics

Os detalhes sobre o investimento da BYD nas soluções de robótica estão a ser divulgados pelo site CnEVPost, que cita informações da publicação local Meiren Auto, a partir de vários anúncios de emprego.

Refere esta fonte que a BYD está a recrutar, a nível global, mestres e doutorados para a sua equipa de IA, detalhando que os projetos de investigação incluem robôs industriais, principalmente veículos guiados automaticamente (VGA), robôs humanoides, robôs bípedes e cães mecânicos quadrúpedes.

Segundo o CnEVPost, a BYD já estará mesmo a realizar testes com robôs humanoides nas suas fábricas de montagem de veículos elétricos, inicialmente com soluções da UBTech Robotics, também usadas por outros fabricantes de automóveis.

BYD quer seguir as pisadas da Tesla e vai dedicar-se aos robôs humanoides
O desenvolvimento e utilização de robôs humanoides nas unidades de fabrico de automóvel é uma das apostas da BYD para a sua nova equipa de IA. Para já, a empresa está a testar as unidades da UBTech Robotics.

Além da BYD, também o fabricante chinês de veículos elétricos e autónomos Nio está a usar robôs da UBTech Robotics nas suas unidades de produção de automóveis, enquanto a Xpeng mostrou recentemente o Iron, um robô humanoide com 178 cm de altura e 70 kg de peso, usado nas suas fábricas.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.