Está visto que, cada vez mais, a BYD aparece como uma das principais marcas do setor dos automóveis elétricos. A mais recente novidade é que a montadora chinesa fez um negócio gigante na Turquia, de cerca de 924 milhões de euros.
Segundo a Electrek, a aposta da marca tem como objetivo criar uma fábrica gigante em terras europeias. Recorde-se que a BYD tem-se vindo a expandir e já tem uma fábrica na Tailândia, Brasil e México, por exemplo.
A nova fábrica na Turquia deverá ser oficializada na segunda-feira
Por enquanto, ainda não é oficial esta compra. No entanto, é muito provável que o anúncio oficial seja feito pelo presidente da Turquia. Ao que tudo indica, a confirmação será feita por Receb Tayyip Erdogan, na segunda-feira.
Tanto assim é que a própria Bloomberg, fonte geralmente confiável, refere que vai haver uma festa de boas-vindas na cidade turca de Manisa. Desta forma, a BYD mostra que veio mesmo com intenções de conquistar o mercado europeu.
Muito se tem falado sobre as tarifas da União Europeia (UE) nos carros elétricos importados da China e esta pode ser uma forma da BYD tentar contornar a situação. Quem parece estar recetiva a essa intenção é a própria Turquia que tem aliviado as tarifas, o que são ótimas notícias para a marca de carros da China.
Passo a passo, a BYD mostra um potencial de crescimento avassalador. De acordo com a Electrek, a marca chinesa já é a mais vendida de carros elétricos na Tailândia. É certo que é só um país de amostra, mas aos poucos os números vão disparando.
Também em Portugal, a BYD tem-se implementado a bom ritmo
Um exemplo perfeito disso é Portugal. Como a 4gnews chegou a noticiar, saíram recentemente dados dos carros que mais venderam em Portugal nos primeiros seis meses deste ano. A Tesla continua a ser claramente dominante (5 470 vendas), no entanto a BYD impressiona.
Isto porque só chegou ao mercado português há cerca de um ano e, mesmo assim, já é a sexta marca que mais carros elétricos vende. No primeiro semestre de 2024, foram vendidos 946 automóveis, o que é superior aos números da Volkswagen, por exemplo, que não passou dos 704 (via Expresso).
Estudo diz que a BYD vai superar a Tesla em vendas no ano de 2024
É evidente que ainda está longe da Tesla em Portugal, mas para o pouco tempo de presença no país, não deixa de impressionar. Já em contexto internacional, a distância é bem mais curta.
Diz-se que os prognósticos só se fazem no fim, mas um estudo da Counterpoint Research sugere que a BYD conseguirá vender ainda mais carros do que a Tesla este ano. Por enquanto, com a informação que conhecemos, a Tesla vai à frente com 443 956 vendas face às 426 039 da BYD.
Nada como esperar por relatórios futuros para ver quem ganha este braço de ferro.